Grupos de Investigação​

Territórios, Paisagens e Ambiente
Territórios, Paisagens e Ambiente

Palavras-chave: Arqueologia Ambiente; Paisagens Históricas e Culturais; Coesão; Identidade Territorial

No ciclo 2025-2029, o GP pretende desenvolver um conjunto diversificado de atividades, nomeadamente em torno dos seguintes temas:

1. Bases de Dados e Cartografias – O grupo pretende criar diversas bases de dados de acesso aberto focadas em diferentes cronologias, numa perspetiva de longo prazo e com foco geográfico no vale do Douro e Norte de Portugal. Estas bases de dados incluem os recintos amuralhados da pré-história recente, da arte rupestre pré e proto-histórica (gravuras e pinturas), da romanização do Vale do Douro e de um ambicioso projeto de inventariação e cartografia do património medieval do Norte de Portugal e do Vale do Douro. Em linha com o crescente interesse pelo ambiente, será também criado um Atlas Histórico da Floresta Portuguesa.

2. Comunidades e economias da costa atlântica – no seguimento da investigação já em curso e em linha com o tema proposto para o ciclo 2025-29, a aposta será nas zonas lagunares (Ria de Aveiro), na produção de sal e nas relações económicas e comerciais com outros países. Portos atlânticos.

3. História da Paisagem e do Ambiente – Em linha com a nova designação do grupo, será dada atenção aos estudos relacionados com o ambiente, nomeadamente florestal, a formação de paisagens rurais (nomeadamente na Serra da Cabreira/Alto Barroso) e a papel da oliveira na paisagem duriense, sem esquecer o papel da vinha na formação desta paisagem única, Património Mundial.

4. Escavações arqueológicas – sendo este RG, no CITCEM, aquele que reúne arqueólogos, estará obviamente envolvido em diferentes projetos arqueológicos, como Guifões, Alvarelhos, Trás do Castelo/Pegarinhos, Serra de Passos, Penafiel (Termas de S. Vicente) e Esposende. Todas estas escavações terão uma dimensão de de recolha e análise de ecofactos, para a caracterização de paisagens antigas e do ambiente.