Investigador
Rui Manuel Sobral Centeno
user-placeholder

Rui Manuel Sobral Centeno

Investigador Integrado
Grupo de Investigação
Projetos
Nota Biográfica

Rui Manuel Sobral Centeno
Licenciado em História e doutorado em Pré-História e Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é professor associado com agregação, nas áreas da Arqueologia e Museologia, e orientou mais de meia centena de teses de doutoramento e mestrado.
Participou e coordenou diversos trabalhos e projetos de investigação nas áreas da Arqueologia Castreja, da romanização e circulação da moeda na Hispânia Antiga, tendo publicado inúmeros trabalhos, a título individual e com autores nacionais e estrangeiros, e participado e organizado diversos eventos científicos. Atualmente é investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) da Universidade do Porto. É Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Numismática.
Entre outros cargos e funções, foi Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Presidente do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP, Diretor do Curso de Doutoramento em Museologia, Diretor do Centro para as Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (C2COM). Foi ainda Diretor da CULTURPORTO e Administrador da empresa pública LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A.