Investigador
Maria de Fátima Matos da Silva
user-placeholder

Maria de Fátima Matos da Silva

Investigador: Colaborador
Investigador Integrado
Grupo de Investigação
Projetos
Nota Biográfica

Maria de Fátima Matos da Silva é Doutora em Arqueologia e História pela Universidade de Granada, desde 2008, tendo obtido conjuntamente o Doutoramento Europeu. Nesse âmbito foi bolseira do Programa de Doutoramento PRAXIS XXI, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Desenvolve, desde 1988, a sua atividade profissional na Universidade Portucalense (UPT) como investigadora, docente e coordenadora de ciclos de estudos, integrando também diversos órgãos da instituição, sendo de destacar o Conselho Científico, desde 2008, e o Conselho Pedagógico desde 2014, de que é atualmente Vice-presidente.
Dirigiu e colaborou em diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, sendo atualmente membro integrado da unidade de investigação REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, da Universidade Portucalense e membro colaborador do CITCEM, Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Desde 1989 tem vindo a dirigir diversos projetos de prospeção e escavação arqueológicas, estudos de impacte ambiental e patrimonial, edições bibliográficas, exposições, programas museológicos, entre outras ações culturais. Consultora de diversos projetos e municípios.
É autora de sete livros e publicou em revistas nacionais e internacionais mais de oitenta artigos e capítulos de livro sobre temáticas de índole patrimonial, com especial destaque para o património arqueológico e a sua valorização. Tem organizado e participado em diversas conferências e seminários, sendo atualmente coordenadora do projeto Cultura@Portucalense.
Criou e dirigiu a publicação Cadernos de Arqueologia e Património. É editora convidada de dois Special Issues da editora MDPI, a Quaternary e a Religions, indexadas em Scopus (Q1) e revisora de diversas revistas internacionais.
Atua na(s) área(s) de Humanidades e das Ciências Sociais com destaque para a Arqueologia, Património Cultural, Conservação Preventiva, Gestão do Património, Interpretação e Valorização do Património, Museologia, Desenvolvimento do Território e sustentabilidade, Acessibilidade universal, Acessibilidade ao Património, Turismo Cultural, Religioso e Turismo Acessível.