Grupos de Investigação​

Educação e Desafios Societais

Coordenador:

asemedo@letras.up.pt

Projetos:

Educação e Desafios Societais

Palavras-chave – Educação para a Cidadania Museologia Sustentabilidade

Descrição geral do Grupo de Pesquisa

O Grupo de Investigação “Educação e Desafios Societais” reúne investigadores que exploram a intersecção entre educação e os desafios societais da nossa contemporaneidade e do futuro a partir de uma perspetiva humanista, fortemente empenhada em descentrar uma perspetiva ocidental. Assume como principais desafios societais questões relacionadas com a crise climática e uma ideia de comunidade para além dos humanos, a construção de identidades e memórias plurais, heranças difíceis, cidadania, democracia e justiça social.

As abordagens passadas e atuais enquadram-se em 4 eixos temáticos principais:

A. Educação histórica
Este eixo-temático é orientado para as questões relacionadas com a cultura escolar, o ensino da História e estudos sobre o currículo. Ele integra diferentes domínios de investigação, numa perspetiva transversal da educação, do processo de ensino-aprendizagem e da formação para a cidadania.

B. Educação geográfica
Investigam-se as questões relacionadas com o pensar pedagógico e o geográfico a partir de distintos recortes espaciais, articulando os seus aspetos físicos, socioeconómicos, culturais, geopolíticos, ambientais e tecnológicos com diversas teorias geográficas.

C. Educação, interpretação e mediação patrimonial e museal
Entendendo o património cultural como parte intrínseca da relação indivíduo, comunidade e sociedade, este eixo temático investiga as políticas e práticas educativas em contextos patrimoniais e museológicos, prestando especial atenção às questões relacionadas com o património difícil, a representação e a voz, a identidade, a inclusão social, a sustentabilidade e a mobilização das comunidades num quadro participativo/colaborativo.

D. História da educação
Neste eixo o foco centra-se na investigação da História da Educação como domínio científico específico dos sistemas educativos, nomeadamente, na análise das estruturas e dos processos através dos quais se pensa a educação formal e informal, enquanto fenómeno histórico e social, integrando o estudo da cidadania, inclusão social, democracia, construção das identidades, dos patrimónios e passados dolorosos.

A ação deste Grupo de Investigação é necessariamente interdisciplinar, inclusiva e plural, e assenta no potenciar das sinergias oriundas de diferentes áreas do conhecimento, tais como, história, educação, museologia, geografia, antropologia, sociologia, ciência da informação, artes cénicas e do setor audiovisual. Somos guiados por desafios e temos como objetivo desenvolver investigação com um impacto real. Isto é, apoiada por um profundo compromisso com processos de envolvimento e coprodução com a comunidade.

Investigadores: