Investigador
Teodoro Afonso Fonte
user-placeholder

Teodoro Afonso Fonte

orcid
Investigador Integrado
Grupo de Investigação
Projetos
Nota Biográfica

Teodoro Afonso da Fonte, é Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1980), Mestre em História das Populações (1995) e Doutorado em História (2004) pela Universidade do Minho.
Docente do ensino secundário nos ensinos público e privado (1979-2022), é investigador do Grupo Populações e Saúde, integrado no CITCEM, e associado e Presidente da Assembleia-geral do Centro de Estudos Regionais (CER).
Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais, apresentando comunicações que se inscrevem no âmbito da demografia histórica, da história social e da história da assistência, privilegiando o estudo do fenómeno do abandono de crianças em Portugal, entre os séculos XVII e XX.
Entre os vários trabalhos de investigação publicados, poderão destacar-se a dissertação de mestrado sobre “O abandono de crianças em Ponte de Lima” e a tese de doutoramento, “No limiar da honra e da pobreza. A infância desvalida e abandonada no Alto Minho”, galardoada com o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira, como melhor obra de estudos histórico-sociais, de âmbito local ou regional, publicada nos anos de 2005 e 2006.