EVENTOS
Eventos: Call for Papers Colóquio os Circuitos do livro: produção, difusão e receção até 30 abril
2026_LIVRO E BIBLIOTECAS_RIBEIRO_CARTAZ_v2 copiar

Local:

Sala de Reuniões 1, FLUP

Data início:

12/11/2026

Data fim:

12/11/2026

Horário:

Organização:

CITCEM

Grupo de Investigação Associado

Sociabilidades e Práticas Religiosas

Tipo de Evento:

Colóquio

Call for Papers Colóquio os Circuitos do livro: produção, difusão e receção até 30 abril

Apresentação

O livro, enquanto objeto cultural fundamental para a circulação de ideias e para a construção de identidades, percorre uma trajetória complexa que envolve dimensões históricas, sociais, culturais, educativas, políticas e tecnológicas. A própria prática editorial, entendida como o conjunto de decisões que moldam a forma, o conteúdo e a circulação das obras, desempenha um papel decisivo nessa trajetória, influenciando o que se publica, como se publica, para quem se publica e quem pode aceder ao conhecimento. As bibliotecas, responsáveis pela reunião, preservação e difusão do saber, também se transformaram ao longo dos séculos, enfrentando práticas de controlo e censura que marcaram os seus acervos.

Este congresso propõe-se a criar um espaço de reflexão e debate sobre as múltiplas dimensões do livro, da edição e das bibliotecas, reunindo investigadores e profissionais das áreas da História, Literatura, Ciência da Informação e Filosofia, entre outras.

Inspirado nos “circuitos de comunicação”, conceito proposto por Robert Darnton, o evento centra-se na análise das etapas que compõem a vida do livro, da criação à recepção, incluindo autores, editores, tipógrafos, distribuidores, livreiros e leitores, bem como as condicionantes sociais, económicas, políticas e intelectuais que moldaram tanto a produção quanto a circulação e os modos de leitura.

 

Orador principal

Prof. Antonio Castillo Gómez (Universidad de Alcalá)

 

Prazos importantes

– Submissão de trabalhos: 30 de Abril de 2026

– Notificação de aceitação: 30 de Maio de 2026

 

Instruções para submissão

Envie por email (circuitosdolivro.congresso@gmail.com ) uma proposta de comunicação com os seguintes elementos:

– Nome

– Filiação institucional;

– Título da comunicação;

– Resumo de 200-300 palavras;

– Palavras-chave (3-5).

 

Organização

André Pequeno dos Santos (Bolseiro de Doutoramento do CITCEM)

Hugo Ribeiro da Silva (Investigador Integrado do CITCEM)

 

Data do evento: 12 de Novembro de 2026

Local: Sala de Reuniões 1, FLUP

Facebook
Twitter
LinkedIn