
Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
Espacios de Invención: intervenciones en el museo
WEBINAR
26-03-2026
Espacios de Invención: intervenciones en el museo
Natália de la Rosa (historiadora de arte e curadora, investigadora do Instituto de Investigaciones Estéticas, Unidad Oaxaca, Universidad Nacional Autónoma de México)
Neste webinar, Natália de la Rosa abordará o projeto expositivo “Museos dinámicos. Trazos y enlaces entre nueve propuestas críticas”, apresentado por si na TEOR/éTica, na Costa Rica, em 2023, bem como o desenvolvimento posterior desta investigação.
Através da análise de projetos artísticos específicos, Natália de la Rosa propõe refletir sobre alguns dos debates centrais no campo da arte e das suas instituições, considerando a sua própria constituição e as formas contemporâneas de crítica institucional, em articulação com os conceitos de restituição e reparação, para além dos seus enquadramentos e utilizações oficiais.
O objetivo consiste em pensar o museu (como categoria) como um lugar de reflexão que permita colocar questões urgentes, entendidas como possibilidades de interrogação dirigidas às próprias instituições.
A especificidade das propostas artísticas que serão analisadas reside no facto dos/das seus/suas autores/autoras recorrerem à produção visual como meio de abordar e problematizar estas questões.
As ferramentas metodológicas apresentadas em cada caso evidenciam aspetos fundamentais para enfrentar dimensões legais, simbólicas e materiais que sustentam a própria configuração do campo artístico, frequentemente em relação com perspetivas políticas sobre o território.
Inscrição gratuita: https://forms.gle/SJEkVbAnhnNEf9Zi6
Organização: Elisa Noronha (CITCEM – FLUP). Projeto “Contemporary Art and Community Engagement: a study on sustainable and critical dynamics of safeguarding of cultural heritage” (https:// doi.org/10.54499/2021.01763.CEECIND/CP1704/ CT0003). Informações: research.cace.project@gmail.com
