Recursos
Recursos: Parenética Impressa Portuguesa
Base de dados

O objetivo desta Base de Dados é o de sistematizar e ampliar o trabalho de mais de 40 anos de investigação desenvolvido pelo eminente professor e investigador, João Francisco Marques (1929- 2015), historiador da cultura, da Igreja e do pensamento religioso.

A informação aqui recolhida foi coligida em publicações individuais e em coletâneas de sermões da Biblioteca Nacional de Portugal, Bibliotecas Públicas de Évora, Porto e Braga, Bibliotecas da Ajuda e da Academia das Ciências, Biblioteca de Mafra e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a par daquela fornecida pela Bibliotheca Lusitana, compilada por Diogo Barbosa de Machado e pelo Diccionario Bibliographico Portuguez, de Francisco Inocêncio da Silva.

Este é um banco de dados suscetível de pesquisa onomástica, geográfica e toponímica, cronológica, gerada a partir de um vastíssimo corpus de sermonária portuguesa impressa até 1820, com potencialidades para exponenciar a produção de conhecimento, no âmbito da História Política, da Cultura Portuguesa, e do Pensamento Religioso.

Reconhecido o papel dos pregadores e da pregação nas sociedades de Antigo Regime, este banco de dados permitirá, no futuro, através de uma pesquisa temática, potenciar investigação nas áreas supramencionadas, mas proporcionará também informação sobre a economia, sensibilidades coletivas e mesmo sobre clima e ambiente, pelos dados que fornece sobre cataclismos naturais e catástrofes, como ocorre, por exemplo, com o terramoto de 1755. Para tanto, torna-se imprescindível, por um lado, a sua associação às mais recentes aquisições no âmbito da ciência e da gestão de informação, através de meios digitais.

A base de dados pretende também acionar, nomeadamente através da hiperligação com o texto integral dos sermões, um questionário dirigido a outras dimensões menos tratadas a partir dos seus conteúdos, entre elas as sociológicas, antropológicas, políticas ou especificamente culturais. Esta orientação traz a este projeto uma dimensão pluri-, se não mesmo transdisciplinar, de que se espera vir a retirar indiscutíveis contributos científicos, a explorar por gerações presentes e futuras.

Projetos Relacionados:
Grupo de Investigação:
Informação, Comunicação e Cultura Digital
Educação e Desafios Societais
Literatura e Diálogos Interculturais
Sociabilidades e Práticas Religiosas
Património Material e Imaterial
Territórios, Paisagens e Ambiente
Valores de Transação/ Valores em Transição