Como poderá o potencial criativo da região da Covilhã ser explorado no futuro? Como poderemos contribuir para a rede de conhecimento da Covilhã Cidade Criativa do Design (REDE UNESCO, 2021)?
Estas foram as questões que desafiaram Slavisa Lamounier no seu projeto de Mestrado em Comunicação e Gestão em Indústrias Criativas, desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e estiveram na base de uma investigação que teve com um dos seus resultados o filme documentário “Tradição e Inovação: o fio que tece passado e futuro ”.
Tendo a função do Debuxador no centro da narrativa, o documentário aborda os aspetos tradicionais que identificam a região da Covilhã e aponta para as ações inovadoras que hoje são projetadas tendo em vista o futuro da indústria têxtil da região.
Slavisa Lamounier assina a Realização, com o apoio de Carlos Coelho Costa, Maria Manuela Pinto e Rita Salvado; a Megalito Media, a Produção; e Flávio Sequeira, a Locução do filme documentário. O projeto contou ainda com o suporte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP); do Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas (MCGIC); do Creative Industries Accelerator Laboratory (Creia.Lab – CITCEM); da Universidade Beira Interior (UBI) e do Museu de Lanifícios da Universidade Beira Interior (MUSLAN).
Assista ao documentário em: https://www.youtube.com/watch?v=QsJJc-7uNx0