Nazi Looted Art
Provenance Research and Restitution of Nazi Looted Art
Co-organised by Mondex Corporation and CITCEM
O CITCEM acolheu a Mondex Corporation numa conferência dedicada à problemática da proveniência e da restituição de obras de arte espoliadas durante a II Guerra Mundial. Esta iniciativa respondeu ao convite da investigadora do GI Património Material e Imaterial, Gabriela Benner, Doutora em Estudos de Património, especialização em História da Arte pela FLUP, e que é uma das mais recentes colaboradoras da Mondex Corporation. Participaram na sessão, Kamila Gourdie (President & CEO of Mondex), Waldemar H. de Boer (Director of Provenance Research) e James Palmer (Mondex Founder).
A Mondex Corporation foi fundada em 1993 por James Palmer e assume-se à escala internacional como global leader em matéria de investigação no âmbito da proveniência e restituição de obras de arte, congregando colaboradores dispersos pelo mundo que contribuem de forma ativa no processo, a partir da sua expertise em direito, genealogia, história da arte, história da cultura, entre outros. Além do impacto que a Mondex Corporation tem hoje à escala global, ao nível das políticas internacionais e na legislação de alguns países em matéria de restituição, cabe destacar o seu contributo na restituição de um considerável número de obras a muitas famílias de origem judaica.
Como exemplo do trabalho de investigação desenvolvido, que pode demorar décadas, foi apresentado o caso de identificação da proveniência e em processo de restituição de uma pintura de Amedeo Modigliani, “Homem sentado com uma bengala”, que lançou entre o público um rico e participado debate.
Links:
https://www.secretmodigliani.com/1918-w-63.html
.