Investigador
Olívia Manuela Marques Pestana
Nota Biográfica

Olívia Pestana é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desde 2013, no Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação. Desenvolve trabalho como investigadora integrada no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992), pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra (1996) e mestre em Gestão da Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006). Em 2011, concluiu o doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, grau académico atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em parceria com a Universidade de Aveiro.

Foi diretora da Licenciatura em Ciência da Informação (2014-2019) e membro da direcção de Centro de I&D CETAC.MEDIA (2012-2016).

É membro do Conselho Pedagógico da FLUP (2019 -…), membro das Comissões Científicas do Mestrado em Ciência da Informação (2015 -…) e do Mestrado em História e Património (2014 -…) e membro da Comissão de Acompanhamento da Licenciatura em Ciência da Informação (2019 -…).

Os seus interesses de investigação centram-se, atualmente, nos sistemas de organização do conhecimento, na análise de conteúdo e na indexação por assuntos em diversos domínios. Interessa-se, ainda, pelo estudo do ensino pré e pós-graduado de Ciência da Informação, em especial da organização e representação da informação e do conhecimento.

É membro do Standing Committee Subject Analysis and Access da IFLA e Country Representative na Association for Information Science and Technology (ASIS&T).

CV disponível em:
https://www.cienciavitae.pt/portal/en/A319-7793-ACB0

Projetos em curso:
Digital Methods Platform for Arts and Humanities (DiMPAH)
(Projeto financiado pela Comissão Europeia)
A reconstrução de arquivos monásticos do Norte de Portugal da Idade Média ao século XIX
(Projeto financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Letras no Claustro: Bibliotecas monásticas a Norte de Portugal da Idade Média ao século XIX
(Projeto financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia)