
Luís Miguel Carvalho da Silva
Luís Miguel Carvalho da Silva é mestre em História Contemporânea pela Universidade do Porto e investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».
No início do seu percurso académico estudou a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial tendo-se especializado na análise de fontes como diários e memórias de guerra. Produziu vários trabalhos de investigação relacionados com a vida religiosa dos combatentes portugueses. O seu estudo sobre a Liberdade Religiosa em contexto de guerra valeu-lhe em 2019 o Prémio da Liberdade Religiosa.
Nos últimos anos tem estudado as relações entre o Estado Português e a Igreja Católica. A História da Espiritualidade e da Mística em Portugal no século XX também tem merecido a sua atenção. Estão para ser publicados vários artigos seus sobre estas matérias.
Atualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia estando a realizar o seu Doutoramento em História pela Universidade do Porto. A sua investigação atual centra-se na figura de D. Sebastião Soares de Resende e na presença colonial portuguesa em Moçambique entre 1943 e 1967.
Do ponto de vista técnico e metodológico tem trabalhado com um vasto e diversificado conjunto de fontes: como diários, pastorais, homílias, correspondência, relatórios anuais, estudos técnicos e relatórios de inspeções, jornais, revistas, cadernos de viagens e livros de memórias.
A sua atividade como investigador tem-se centrado em quatro áreas:
– História Militar: a participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial
– História da Espiritualidade e da Mística em Portugal
– Biografia de religiosos e História da Igreja Católica no século XX
– História da presença colonial portuguesa e da missionação em Moçambique