Investigador
Inês Braga
user-placeholder

Inês Braga

Investigador Integrado
Grupo de Investigação
Projetos
Nota Biográfica

Maria Inês Peixoto Braga é Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras do Porto. É detentora de um Diplôme d’Etudes Approfondies (D.E.A.) pela Universidade de Toulouse le-Mirail – França e pós-graduada em Ciências da Informação pela Universidade Aberta.

Foi docente na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) de Vila do Conde – do Instituto Politécnico do Porto, durante 25 anos, lecionando disciplinas da área das Línguas, Comunicação e Ciência da Informação em várias licenciaturas da instituição. Paralelamente à atividade docente, desempenhou funções de gestão na ESEIG, na assessoria à direção da mesma, foi Responsável da Biblioteca, Responsável do Gabinete de Programas internacionais da ESEIG e Coordenadora da licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Foi Coordenadora da unidade Técnico-científica de Línguas e Direito, integrou o Conselho Técnico-Científico, foi Membro do Conselho de Escola e Professora Decana da ESEIG.

Desde 2016, é Professora Adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto no Departamento de Sistemas de Informação, lecionando na licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação e no Mestrado de Informação Empresarial.

A sua investigação científica tem-se centrado, predominantemente nas áreas da Ciência da Informação, do Ensino Superior e Comunicação, sendo autora de várias comunicações e artigos e tendo participado em múltiplos congressos e conferências nacionais e internacionais.

A sua área de especialidade é a literacia da informação, tendo a sua Tese de Doutoramento “A LITERACIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO POLITÉCNICO: competências e práticas numa Escola Superior” versado sobre esse tema.