Investigador
Eduardo Katz
EDUARDO KATZ - FOTO ROSTO - NOV 22

Eduardo Katz

orcid
Investigador: Colaborador
Grupo de Investigação
Projetos
Nota Biográfica

Nascido no Brasil, com cidadania Polaca por origens familiares. Investigador de doutoramento em “heritage films” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Mestrado realizado em Artes Cênicas na Uni-Rio (Rio de Janeiro [RJ], Brasil, 2009), pesquisando as relações entre a comédia televisiva e no teatro. Paper aprovado para apresentação na International Society for Humor Studies Conference 2023, organizada pela Universidade de Boston (Massachusetts, EUA, em julho de 2023). Co-editor do livro “A Nobre Arte do Palhaço” (RJ, 2008). Membro do Primeiro Congresso Educacional da KKL para a América Latina (Tel Aviv, 2019). Criador, ator e roteirista do premiado espetáculo de comédia para crianças sobre bullying: “Filhote de Cruz-credo, A triste história alegre dos meus apelidos”, financiado através de programas públicos culturais e indicado a prêmios em 7 categorias (RJ, 2016-2019). Arte-educador no Museu de Arte Popular da Casa do Pontal (RJ, 2010/2011). Coordenador Artístico do Grupo de Ciência e Arte para Saúde Pública da Fiocruz (RJ, 2003/2004). Professor de teatro no ensino secundário (RJ, 2011-2022), apresentando mais de 20 espetáculos com os alunos. Ator em variados filmes, programas de TV e peças de teatro no Brasil.

Investigador de doutoramento com bolsa da FCT. Projeto: Representação da Shoáh e Comicidade no Cinema – O Grande Ditador, A Vida é Bela e Jojo Rabbit. Equipa de orientação: Prof. Doutor Hugo Barreira e Profa. Dra. Lígia Ferro

Consultor Científico do projeto SolRem – A Necessary Past: Remembering Solidarity and Resistance against Authoritarianism in Europe”, realizado em parceria com o CITCEM e com atividades em Espanha, Finlândia, Itália, Portugal e Roménia.