EVENTOS
Eventos: CALL FOR PAPERS: Revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 19
cem

Local:

Data início:

04/07/2024

Data fim:

30/09/2024

Horário:

Organização:

CITCEM

Grupo de Investigação Associado

Informação, Comunicação e Cultura Digital
Educação e Desafios Societais
Literatura e Diálogos Interculturais
Pessoas, Mercados e Políticas
Sociabilidades e Práticas Religiosas
Património Material e Imaterial
Territórios, Paisagens e Ambiente

Tipo de Evento:

call

CALL FOR PAPERS: Revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 19

Revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, N.º 19, 1.º semestre de 2025
Dossiê temático: «A Arte da Talha»

Editores: Manuel Joaquim Moreira da Rocha (CITCEM/FLUP) e Nuno Resende (CITCEM/FLUP)

O CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória convida ao envio de propostas de artigos para a sua revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 19, 1.º semestre de 2025, subordinada ao tema «A Arte da Talha». Este número da revista enquadra-se no campo de ação das Linhas de Investigação «Património Material e Imaterial» e «Sociabilidades e práticas religiosas».

O presente dossiê temático pretende contribuir para cruzar o plano de ação de linhas de investigação do CITCEM que tocam aspetos da materialidade e da intangibilidade dos patrimónios e os seus usos e representações na diacronia.

A talha, em madeira, constitui um dos principais elementos do património cultural integrado e móvel da História da Arte portuguesa. Geralmente associada à retabulística e aos espaços sacros católicos, a sua disseminação a ambientes mundanos, sobretudo nos séculos XVII e XVIII, a sua aplicação em estruturas efémeras e a sua importância enquanto desenho e expressão de morfologias arquitetónicas, tornam a talha um dos principais bens dos patrimónios culturais português, ibérico e europeu.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto foi pioneira no estudo da talha e da retabulística, deixando uma marca historiográfica sobre o tema, que importa recordar e rever. Impõe-se, pois, revisitar e refletir sobre esse legado e abrir novos caminhos e novas formas de ver, analisar e interpretar sobre este modo de fazer, para o qual convergiam práticas e ofícios tão diversos como os do entalhe, da carpintaria, do douramento e da pintura, entre outros.

Serão acolhidos artigos que se debrucem sobre: revisão da literatura temática, retabulística e artes associadas, o conhecimento sobre talha produzido por historiadores académicos e não académicos; a história da produção e das instituições e comitentes, os equipamentos, o património integrado e o edificado associado à talha; a conservação, o restauro e musealização da talha; leituras interdisciplinares sobre a talha e outras artes.

  • A Arte da Talha: fontes, produtores, instituições e indivíduos comitentes e fiéis;
  • Equipamentos artísticos no espaço sacro/património integrado e móvel;
  • O Desenho e a Arquitetura do Retábulo;
  • Conservação, restauro e musealização da talha;
  • Leituras interdisciplinares e intermediais: a talha e as outras artes e a talha e os meios de divulgação (tratadística, memorialística, etc).

A aceitação dos textos estará sujeita a peer review.

Para além do dossiê temático, a revista CEM aceita outros estudos na secção Vária assim como notícias e recensões críticas.

 

A DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS É 30-09-2024.

Línguas aceites: português, inglês, francês e espanhol.

Facebook
Twitter
LinkedIn