EVENTS
Events: CALL FOR PAPERS: Revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 19
CEM

Local:

Start Date:

End Date:

30/09/2024

Hours:

Organization:

CITCEM

Investigation Group

Information, Communication and Digital Cultures
Education and Societal Challenges
Literature and Intercultural Dialogues
People, Markets and Policies
Religious Practices and Sociabilities
Tangible and Intangible Heritage
Territories Landscapes and Environment

Event type:

call

CALL FOR PAPERS: Revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 19

Revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, N.º 19, 1.º semestre de 2025
Dossiê temático: «A Arte da Talha»

Editores: Manuel Joaquim Moreira da Rocha (CITCEM/FLUP) e Nuno Resende (CITCEM/FLUP)

O CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória convida ao envio de propostas de artigos para a sua revista CEM – Cultura, Espaço & Memória, n.º 19, 1.º semestre de 2025, subordinada ao tema «A Arte da Talha». Este número da revista enquadra-se no campo de ação das Linhas de Investigação «Património Material e Imaterial» e «Sociabilidades e práticas religiosas».

O presente dossiê temático pretende contribuir para cruzar o plano de ação de linhas de investigação do CITCEM que tocam aspetos da materialidade e da intangibilidade dos patrimónios e os seus usos e representações na diacronia.

A talha, em madeira, constitui um dos principais elementos do património cultural integrado e móvel da História da Arte portuguesa. Geralmente associada à retabulística e aos espaços sacros católicos, a sua disseminação a ambientes mundanos, sobretudo nos séculos XVII e XVIII, a sua aplicação em estruturas efémeras e a sua importância enquanto desenho e expressão de morfologias arquitetónicas, tornam a talha um dos principais bens dos patrimónios culturais português, ibérico e europeu.

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto foi pioneira no estudo da talha e da retabulística, deixando uma marca historiográfica sobre o tema, que importa recordar e rever. Impõe-se, pois, revisitar e refletir sobre esse legado e abrir novos caminhos e novas formas de ver, analisar e interpretar sobre este modo de fazer, para o qual convergiam práticas e ofícios tão diversos como os do entalhe, da carpintaria, do douramento e da pintura, entre outros.

Serão acolhidos artigos que se debrucem sobre: revisão da literatura temática, retabulística e artes associadas, o conhecimento sobre talha produzido por historiadores académicos e não académicos; a história da produção e das instituições e comitentes, os equipamentos, o património integrado e o edificado associado à talha; a conservação, o restauro e musealização da talha; leituras interdisciplinares sobre a talha e outras artes.

  • A Arte da Talha: fontes, produtores, instituições e indivíduos comitentes e fiéis;
  • Equipamentos artísticos no espaço sacro/património integrado e móvel;
  • O Desenho e a Arquitetura do Retábulo;
  • Conservação, restauro e musealização da talha;
  • Leituras interdisciplinares e intermediais: a talha e as outras artes e a talha e os meios de divulgação (tratadística, memorialística, etc).

A aceitação dos textos estará sujeita a peer review.

Para além do dossiê temático, a revista CEM aceita outros estudos na secção Vária assim como notícias e recensões críticas.

 

A DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS É 30-09-2024.

Línguas aceites: português, inglês, francês e espanhol.

Facebook
Twitter
LinkedIn