Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
9.ª SESSÃO OIC 2023/24 «Água, Arquitetura e Património»
Proponente da sessão: Hugo Daniel da Silva Barreira
Título/Tema geral da sessão: «Água, Arquitetura e Património»
Resumo da Sessão: A história urbana tem na presença da água nas cidades um dos seus temas recorrentes. Água e cidade são, ao longo de inúmeros estudos, encaradas como indissociáveis. Para lá das suas funções essenciais, a componente de representação e de poder associada à água, materializada em fontes, chafarizes e estruturas de circulação, tem merecido destaque em múltiplas abordagens que vão da morfologia urbana à toponímia. Nas últimas décadas, com as indeléveis transformações nas infraestruturas de abastecimento, uma nova realidade emerge no panorama epistemológico: os circuitos de abastecimento da transição para a contemporaneidade. Reflexos do progresso de outrora, a sua obsolescência na atualidade coloca-nos perante um conjunto de novos desafios de índole histórico-artístico e patrimonial. Nesta sessão, cinco investigadores apresentam os resultados dos seus percursos de mestrado e doutoramento nas áreas dos estudos do património numa perspetiva internacional e em diacronia alargada. Do abastecimento ancestral da Acequia do Alhambra de Granada, passando pela importância da água na tratadística, com foco no trabalho de Cristóbal De Rojas, transitamos para as problemáticas da transição para os modernos sistemas de abastecimento que trouxeram a água a Penafiel entre os séculos XVIII e XX. Entre sistemas de captação e distribuição infraestruturais e materializações arquitetónicas à superfície, apresenta-se igualmente o importante legado patrimonial associado ao termalismo com o exemplo das Caldas das Taipas entre os séculos XIX e XX. Por fim, e numa reflexão sobre o próprio processo de reconhecimento e valorização do património cultural da água e das suas problemáticas, é abordado o Parque das Águas do Porto e os seus múltiplos elementos. As várias abordagens completam-se entre perspetivas de ordem mais teórica, técnica, formal, plástica ou iconográfica, ora vocacionadas para os circuitos de abastecimento, ora para a análise das arquiteturas da água na sua dimensão utilitária e simbólica, enquanto representações do poder ou da vivência das comunidades, cruzando geografias, cronologias e trazendo para o caso português problematizações transversais, como o waterworks style ou o reconhecimento da importância dos Patrimónios da Água numa escala global e desafios inerentes à sua gestão.
Nome dos intervenientes e respetivos títulos das comunicações:
A arquitetura termal nas Caldas das Taipas (séculos XIX-XX) | António José de Oliveira (Doutor em História de Arte Portuguesa. Investigador CITCEM. Docente do Agrupamento Escolas de Francisco de Holanda)
La Acequia Real y el suministro histórico de agua de la Alhambra de Granada | Daniel Jesús Quesada Morales (Doutor em História de Arte pela Universidade de Granada. Membro do Grupo de investigación Laboratorio de Arqueología y Arquitectura de la Ciudad (LAAC). Orcid: 0000-0003-4696-7236)
Do Parque das Águas às problemáticas do património cultural da água | Débora Guedes Silva (Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual pela FLUP)
Arquitetura da água em Penafiel: metodologias e contribuições para o seu estudo (séculos XVIII-XX) | Diogo Emanuel Pacheco Teixeira (Doutorando em Estudos do Património na FLUP. Orcid: 0000-0003-0046-908X)
O valor intrínseco da água na Sciencia de Architetura: Cristóbal De Rojas | Tara Trancón Pujol (Doutoranda em Estudos do Património na FLUP. Orcid: 0000-0001-5992-4193)
Moderadores-comentadores da sessão:
Manuel Joaquim Moreira da Rocha
Ana Cardoso de Matos
Entrada Livre!
Webpage OIC: https://oficinascitcem.wixsite.com/oiccitcem