Estudantes de todo o país reuniram-se na FLUP para debater o património
O II Encontro Nacional de Estudantes de Património trouxe à Faculdade debates, experiências e novas perspetivas sobre os desafios contemporâneos do património cultural.
A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) acolheu, entre os dias 1 e 3 de outubro de 2025, a segunda edição do Encontro Nacional de Estudantes de Património (ENEP). Criado inicialmente por estudantes de mestrado e doutoramento da Universidade de Évora, o Encontro mantém-se fiel ao seu espírito original: uma iniciativa organizada por e para estudantes, que reuniu participantes de todo o país para debater os desafios contemporâneos do património.
O programa do ENEP contou com a apresentação de mais de 50 propostas, selecionadas pela Comissão Científica, distribuídas por nove painéis temáticos que abordaram áreas como a democratização do património, a digitalização patrimonial, a salvaguarda e conservação, o património local, a valorização do edificado e os chamados “novos patrimónios”.
Um programa cheio com workshops e visitas guiadas a instituições da cidade, como o Museu Nacional de Soares dos Reis, a Faculdade de Arquitetura da U.Porto e o Batalha Centro de Cinema.
Podem ver as fotos recolhidas aqui – https://www.flickr.com/photos/203493155@N02/