projeto/exposição NASONI 300º
O projeto/exposição NASONI 300º irá realizar-se na Catedral do Porto entre 1 de dezembro de 2025 e 10 de janeiro de 2026, sob curadoria do Doutor Giovanni Battista Tedesco, Doutora Marzia Bruno e Doutor Nuno Resende.
O evento assinala os 300 anos da chegada de Nicolau Nasoni ao Porto (1725) e reúne um núcleo de 12 desenhos da coleção Ciaccheri (Biblioteca degli Intronati, Siena), articulando-os com as obras do primeiro período português do artista, recentemente valorizadas pelo restauro concluído em 2024 da capela-mor da Sé.
Trata-se de um projeto de elevado impacto científico, cultural, social e turístico. Cientificamente, propõe um percurso comparado entre a formação italiana de Nasoni (quadraturismo, trompe-l’oeil, perspetiva) e a sua maturidade portuguesa, permitindo novas leituras sobre circulação de modelos artísticos e transferência de saberes no Atlântico e no Mediterrâneo setecentistas. Cultural e socialmente, promove o acesso qualificado ao património da Catedral e da cidade, reforçando a educação patrimonial e a participação da comunidade. No plano turístico, oferece um produto cultural de excelência em época alta festiva, qualificando a experiência urbana e a marca Porto enquanto destino patrimonial.


