Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras
O Júri da 7.ª Edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar — Octávio Lixa Filgueiras, promovido pelo Município de Ílhavo através do Museu Marítimo de Ílhavo, atribuiu o prémio à tese de doutoramento “Vulnerabilidade e resiliência nas comunidades costeiras do Noroeste de Portugal (final do século XVI – meados do século XIX)” (2025), da autoria de Ana Isabel Lopes, bolseira da FCT.
A entrega ocorreu durante o 13.º Seminário “Desafios do Mar Português”, dedicado às Mulheres do Mar, que assinalou o Dia Nacional do Mar, no passado dia 15 de novembro de 2025, entregue pelo presidente da câmara municipal de Ílhavo, o diretor do Museu Marítimo e o representante da família do arquiteto Octávio Lixa Filgueiras.
Ana Isabel Lopes é investigadora no CITCEM e doutorada em História pela FLUP. O seu trabalho centra-se na relação ativa das comunidades costeiras do Noroeste de Portugal com o território, analisando os desafios ambientais associados à erosão costeira. Em paralelo, desenvolve investigação sobre as dinâmicas florestais e a exploração dos recursos marinhos nesse mesmo setor litoral, entre os séculos XVI e XX.
https://terranova.pt/noticias/sociedade/museu-maritimo-em-fim-de-semana-de-celebracao-do-dia-do-mar

