NOTÍCIAS
Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto atribuída a Investigadora do CITCEM
porto2

Promovido por

Informação, Comunicação e Cultura Digital
Educação e Desafios Societais
Literatura e Diálogos Interculturais
Pessoas, Mercados e Políticas
Sociabilidades e Práticas Religiosas
Património Material e Imaterial
Territórios, Paisagens e Ambiente

Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto atribuída a Investigadora do CITCEM

Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, atribuída à Professora Fátima Marinho

A Cerimónia decorreu no dia 9 de julho de 2024, na Casa do Roseiral.

Fátima Marinho (Professora Emérita da U.Porto e Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da U.Porto) foi homenageada com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro pela Câmara Municipal do Porto.

Numa cerimónia que decorreu no passado dia 9 de julho, na Casa do Roseiral, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, entregou 46 medalhas municipais, reconhecendo desta forma inúmeras personalidades e instituições pelo marco que deixaram na sociedade. No seu discurso também lembrou a importância da cultura e vincou que “o ensino superior não deve ficar à margem da dinâmica cultural”, defendendo que há uma necessidade de “transformar as instituições de ensino superior em verdadeiros lugares de cultura”.

Medalha Municipal de Mérito destina-se a galardoar quem tenha praticado atos de que advenham assinaláveis benefícios para a Cidade do Porto, melhoria das condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros atos de notável importância, justificativos deste reconhecimento no campo artístico, científico, cultural, desportivo ou profissional. Regulamento

 

NOTA BIOGRÁFICA

FÁTIMA MARINHO, nasceu no Porto em 1954. É Professora Emérita da Universidade do Porto e Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde lecionou Literatura Portuguesa desde 1976. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre o Surrealismo em Portugal; nos últimos anos tem-se dedicado a estudar as relações entre a literatura e a história, nos séculos XIX e XX. No âmbito da cooperação internacional do ensino da língua e cultura portuguesas, foi docente do doutoramento em Literatura Portuguesa na Universidade de Eötvös Loránd, em Budapeste (Hungria) e foi colaboradora do Departamento de Português da Universidade de Belgrado (Sérvia). Foi também Professora visitante da Mykolas Romeris University em Vilnius, Lituânia (setembro a novembro de 2020). Perita do HCERES (Haut Conseil pour l’Évaluation de la Recherche et de l’Enseigment Supérieur) – França. Membro do painel da A3Es na avaliação Institucional da Universidade de Lisboa. Avaliadora da FCT. Foi condecorada pelo Governo Francês com o grau de Oficier de l’Ordre des Palmes Académiques (Nov. 2015). Vice-Reitora da Universidade do Porto para as Relações Externas e Cultura de junho de 2014 a junho de 2018; Membro do Conselho de Administração da International Association of Universities desde 2016; Diretora e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2010-2014). Participou, com comunicação, em inúmeros congressos e fez conferências e/ou cursos em várias Universidades, portuguesas e estrangeiras. Da sua atividade como investigadora, salientam-se alguns livros (sobre Surrealismo, romance histórico, Saramago e Camilo) para além de inúmeros artigos em livros e revistas, nacionais e internacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn