Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral integrado na Academia das Ciências de Lisboa
Três Professores da FLUP foram admitidos como Sócios Correspondentes Nacionais da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa na passada semana. Maria de Lurdes Correia Fernandes (2.ª Secção – Filologia e Linguística), Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral (4.ª Secção – História) e Isabel Pires de Lima (9.ª Secção – Comunicação e Artes) tomaram posse na reunião plenária realizada no passado dia 3 de julho, pelas 15h00, no Salão Nobre da Academia, a convite do Senhor Presidente, Professor Doutor José Francisco Rodrigues.
A Academia das Ciências de Lisboa, fundada em 1779, é uma das mais antigas instituições científicas e culturais do país, com a missão de promover o avanço do conhecimento e a valorização da língua e da cultura portuguesas. Ser eleito Sócio Correspondente representa um reconhecimento público do mérito académico e científico dos Professores, bem como do seu contributo para o desenvolvimento das áreas de investigação que integram a Classe de Letras.
Luís Carlos Correia Ferreira do Amaral realizou todo o seu percurso académico na FLUP, com foco na área da História Medieval. Atualmente é Professor Associado do DHEPI, investigador integrado do CITCEM, membro colaborador do CEHR-UCP e Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História. As suas áreas preferenciais de investigação centram-se no estudo da organização eclesiástica do território e das instituições religiosas de Portugal e dos demais reinos ibéricos medievais, entre os séculos X e XIII. É precisamente neste âmbito que se enquadra o essencial dos seus trabalhos publicados, tanto em Portugal como no estrangeiro. Participa ainda em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, desenvolvendo pesquisa relevante para o aprofundamento do conhecimento sobre a Idade Média portuguesa.
A admissão destes três Professores vem reforçar a representação da FLUP na prestigiada Academia portuguesa, que já integra como Sócios Efetivos os Professores Doutores José Adriano Freitas de Carvalho (2.ª Secção | Filologia e Linguística), Luís António de Oliveira Ramos e José Augusto de Sottomayor-Pizarro (4.ª Secção | História) e João Carlos Garcia (8.ª Secção | Geografia e Ordenamento do Território).
No ano passado, a FLUP viu ainda quatro dos seus docentes — Ana Monteiro, Isabel Margarida Duarte, Mário Jorge Barroca e Zulmira Santos — serem admitidos como Sócios Correspondentes, evidenciando o reconhecimento da excelência científica e académica da Faculdade nesta prestigiada instituição.