Investigadores do CITCEM nomeados para a Academia das Ciências de Lisboa
Mário Jorge Barroca e Zulmira Santos foram eleitos sócios correspondentes da mais prestigiada Academia portuguesa.
A Faculdade de Letras da Universidade do Porto viu quatro dos seus docentes serem eleitos Académicos Correspondentes da Academia das Ciências de Lisboa. Na reunião plenária do dia 18 de junho, foram eleitos os Professores Doutores Ana Monteiro (docente do Departamento de Geografia e investigadora do CEGOT), Isabel Margarida Duarte (docente do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos e investigadora do CLUP), Mário Jorge Barroca (docente do Departamento de Ciências e Técnicas do Património e investigador do CITCEM) e Zulmira Santos (docente do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos e investigadora do CITCEM). Esta eleição é o reconhecimento da reputação científica destes docentes e investigadores nas suas áreas de especialização.
Ana Monteiro é Professora Catedrática do DG e investigadora do CEGOT. É, ainda, colaboradora do CITTA (Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente) e faz parte do Grupo Biometeorology, Climate and Sustainable Urbanism (BCUS) sediado no Regional Committee of the Marine and Environmental Sciences Centre (MARE). É uma reconhecida especialista na área da Climatologia.
Isabel Margarida Duarte é Professora Catedrática de Linguística da FLUP, onde ensina disciplinas da área da Pragmática e de Didática do Português Língua Materna. É investigadora do CLUP nas seguintes áreas: Pragmática e análise do discurso (relato de discurso, marcadores discursivos); confronto entre línguas românicas e aplicação da Linguística ao ensino do Português.
Mário Jorge Barroca é Professor Catedrático do DCTP e investigador do CITCEM, onde coordena o grupo de investigação «Territórios, Paisagens e Ambiente». Tem ampla investigação publicada nos domínios da Arqueologia Medieval, em que se especializou, com particular incidência nas áreas da arquitetura militar (Castelologia), das residências senhoriais e da Epigrafia Medieval portuguesa. É académico da Academia Europaea. No presente é Subdiretor da FLUP e diretor da Casa dos Livros.
Zulmira Santos é Professora Catedrática do DEPER e investigadora do CITCEM, sendo especialista em literatura e cultura portuguesas dos sécs. XVI-XVIII, muito especialmente prosa de ficção da Época Moderna (novelística «barroca») e teoria literária (sécs. XVI-XVIII). No seu percurso científico destacam-se os estudos sobre Camões, Rodrigues Lobo, D. Francisco Manuel de Melo, Pe. António Vieira e Teodoro de Almeida. Tem-se dedicado ainda à «literatura de viagens», às práticas de escrita das ordens religiosas e à história do livro e da leitura.
Fundada em 1779, a Academia das Ciências de Lisboa é a mais prestigiada academia portuguesa. Contava, até agora, com quatro membros da FLUP, todos na categoria de Sócios Efetivos: os Professores Doutores José Adriano Freitas de Carvalho (2ª Secção | Filologia e Linguística), Luís António de Oliveira Ramos e José Augusto de Sottomayor-Pizarro (4ª Secção | História) e João Carlos Garcia (8ª Secção | Geografia e Ordenamento do Território). A eles acrescem, agora, os novos Sócios Correspondentes.