Mariana Fonseca Barros

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Mariana Fonseca Barros

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Instituição: FLUP

Email: citcem@letras.up.pt

Sumário

Mariana Barros concluiu a Licenciatura em História e o Mestrado em Estudos Medievais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). As áreas de investigação privilegiadas são a História medieval peninsular e a História cultural da Idade Média, particularmente o estudo da cronística ibérica. Neste momento é bolseira de Doutoramento da FCT e encontra-se a desenvolver o seu projeto de investigação na FLUP, o qual visa compreender a perceção geográfica dos redatores da Historia Compostellana à escala da Cristandade latina.

 

Tese de Mestrado: A imagem de “Portugal” na Historia Compostellana (século XII). Tese de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, orientada pelo Professor Doutor Luís Carlos Amaral e coorientada pelo Doutor Francesco Renzi, 2018.

 

Atividade científica: Representações cronísticas medievais; historiografia/literatura ibérica medieval; História medieval peninsular; viagens na Idade Média; História cultural da Idade Média

 

Publicações: BARROS, Mariana Fonseca – “Reflexões sobre a representação do espaço ‘português’ na Historia Compostellana”. História. Revista da FLUP. Porto. IV Série. Vol. 9, nº 1 (2019) p. 127-146. Disponível em DOI: 10.21747/0871164X/hist9_1a5.

Grupos de investigação

GR - Representações Locais e Globais