Claudio Paixão Anastácio de Paula

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Claudio Paixão Anastácio de Paula

Agregação: Colaborador

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional:

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Email: claudiopap@hotmail.com

Sumário

Interesso-me por pesquisar as relações entre a informação enquanto um objeto de estudo interdisciplinar e as ciências que se dedicam a estudá-la; os processos afetivos e simbólicos que subjazem e influenciam os fenômenos infocomunicacionais e; a ampliação do escopo da Ciência da Informação a partir da introdução de pesquisas que incorporem a ação do imaginário e dos conteúdos e reações inconscientes nos processos informacionais, na cognição e na interpretação da realidade de indivíduos e grupos.

Grupos de investigação

DC - Cultura Digital

Grau académico

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

Ano: 2005

Grau: Doutoramento

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ano: 1999

Grau: Mestrado

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Escola de Ciência da informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Período: Dezembro 2009 - Present

Posição: Docente

Instituição: Faculdade Pedro Leopoldo (Unipel)

Período: Outubro 2007 - Dezembro 2009

Posição: Docente

Instituição: FEAD – Minas

Período: Agosto 2001 - Dezembro 2009

Posição: Docente

Instituição: Fundação João Pinheiro (FJP)

Período: Setembro 1999 - Outubro 2002

Posição: Docente

Instituição: Instituto Internacional de Aveliação Sérgio Costa Ribeiro (IIASCR) / ACT Inc

Período: Agosto 1997 - Novembro 1998

Posição: Coordenador Técnico

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Tese de Doutoramento:

Título: O Símbolo como mediador da comunicação nas organizações: uma abordagem junguiana das relações entre dimensão afetiva e produção de sentido nas comunicações entre professores do departamento de Psicologia de uma instituição de ensino superior brasileira

Instituição: Instituto de Psicologia (IP) / Universidade de São Paulo (USP)

Orientador: Sigmar Malvezzi

Data: 22 de setembro de 2005

 

Dissertação de Mestrado:

Título: Informação e Psicodinâmica Organizacional: um estudo teórico

Instituição: Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Orientador: Ana Maria Rezende Cabral

Data: 1999

Atividade científica

Imaginário e Dimensões simbólicas e afetivas dos fenômenos infocomunicacionais;

Psicologia e comportamento dos usuários, dos consumidores e dos gestores da informação;

Complexos culturais na sociedade e suas influências na cultura informacional de organizações e instituições;

Gestão da informação, Gestão do conhecimento e inconsciente;

Informação, política, cultura e sociedade.

Projetos do CITCEM

Outros projetos

Dimensões simbólicas e afetivas da Informação: construindo um repertório de práticas de investigaçãolíder do projeto (PL – Project Leader) – Projeto de pesquisa  que norteia as ações do Gabinete de Estudos da informação e do Imaginário (GEDII) –  grupo de pesquisa certificado pela UFMG e registrado no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico). Link para as informações do grupo cadastradas no diretório do diretório do Conselho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/246568

Estudos transdisciplinares de egressos da UFMG (Pesquisas psicossociais sobre carreiras e Pesquisas com egressos)Investigador – projeto que integra o corpo das pesquisas do ALUMNI - Grupo transdisciplinar de Estudos sobre Carreira e Egressos. O grupo é vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Interdisciplinares (IEAT/UFMG) e tem suas notícias atualizadas disponíveis no endereço https://alumniufmg.blogspot.com/ . Maiores informações sobre a contribuião do projeto do grupo podem ser encontradas em: http://gedii.eci.ufmg.br/estudos-transdisciplinares-de-egressos-da-ufmg/ e no diretório do grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8186208088718199

Tutoria científico-acadêmica em pesquisas sobre o fenômeno infocomunicacional: desenvolvendo habilidades investigativas – líder do projeto (PL – Project Leader) – aprovado em reunião da Câmara Departamental realizada em 09/05/2018, e submetido ao programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Voluntária - Edital PRPq 01/2018 – link para as informação do projeto: http://gedii.eci.ufmg.br/projetos/tutoria-cientifico-academica/

Práticas Informacionais na produção do conhecimento científico Investigador – Investigação desenvolvida dentro da linha “Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais” do Grupo “EPIC - Estudos em Práticas Informacionais e Cultura” – grupo de pesquisa certificado pela UFMG e registrado no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico). Link para as informações do grupo cadastradas no diretório do diretório do Conselho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7020690176708850

Publicações do CITCEM

Outras publicações

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. O Paradigma Indiciário: contribuições metodológicas de um diálogo para a introdução da dimensão do imaginário como tema na pesquisa das práticas informacionais em Ciência da Informação. PRISMA.COM, p. 24-45, 2017.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. A investigação do comportamento de busca informacional e do processo de tomada de decisão dos líderes nas organizações: introduzindo a Abordagem Clínica da Informação como proposta metodológica. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 3, p. 30-44, 2013.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Dimensões simbólicas e afetivas do uso da informação: uma análise das comunicações entre professores do departamento de psicologia de uma instituição de ensino superior pública brasileira. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 2, p. 118-132, 2012.

ROCHA, J. A. P. ; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de ; SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo . A Cognição Distribuída como referencial teórico para os estudos de usuários da informação.. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA, v. 12, p. 1, 2017.

QUEIROZ, T. P. ; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de . A força do imaginário: apego, vínculo e identidade acadêmica como potencializadores da relação com os egressos. PRISMA.COM, p. 84-104, 2017.

SA, R. M. C. ; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de . Compartilhamento de conhecimento na orientação acadêmica: a perspectiva de orientadores. PRISMA.COM, p. 105-126, 2017.

Araújo, Eliane P de O ; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de . Abordagem Clínica da Informação e at-9: investigando o universo da tomada de decisão pela via simbólico-afetiva. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, p. 197-2017, 2013.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Reflexões sobre o conceito de arquétipo numa perspectiva não metafísica: um diálogo sobre sua origem no mundo físico e o seu papel na organização do mundo através da mente. In: Eunice Simões Lins; Heloísa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Mídia, cotidiano e imaginário. qed.João Pessoa: Editora UFPb, 2019, v. 1, p. 1-22.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. The serenity of the senex: using Brazilian folk tales as an alternative approach to 'entrepreneurship' in university education. In: Rowland, Susan. (Org.). Psyche and the Arts: Junguian approaches to music, architecture, literature, painting and film. 1ed.Hove / East Sussex: Routledge, 2008, v. 1, p. 170-182.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de; MIRANDA, Raquel Ferreira. Estratégias de abordagem do tema empreendedorismo em um referencial junguiano: relato de uma experiência. In: Tânia Afonso Chaves. (Org.). Fonoaudiologia Empreendedora. 1ed.Belo Horizonte: FEAD, 2004, v. 1, p. 25-41.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de; DIAS, D. A. Abordagem clínica da informação: da construção de um repertório de práticas de investigação à semiologia dos processos informacionais. In: XI ENCUENTRO DE LÁ ASSOCIACIÓN DE EDUCACIÓN E INVESTIGACIÓN EN CIENCIA DE LA INFORMACION DE IBEROAMÉRICA Y EL CARIBE - EDICIC 2018, 2019, Medelín. XI EDICIC (Apresentações e autores). Marília: Unesp, 2019. v. 1. p. 1-11.

ROCHA, Janicy Aparecida Pereira ; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de. Práticas Informacionais no Fazer Científico. In: XX ENANCIB, 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB - 2019. Florianópolis: Portal de Conferências da UFSC, 2019. v. 1. p. 1-21.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de; Araújo, Eliane P de O . Gestão do Conhecimento na Iniciação Científica: pedagogia da autonomia, imaginação criadora e formação do espírito científico. In: XX ENANCIB, 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB. Florianópolis: Portal de Conferências da UFSC, 2019. v. 1. p. 1-20.

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de; Araújo, Eliane P de O ; ANTUNES, M. L. A. Representações simbólicas e arquetipologia: análise crítica sobre as novas fronteiras de investigação na ciencia da informaçao. In: VIII Encontro Ibérico EDICIC: A Ciência Aberta o contributo da Ciência da Informação, 2017, Coimbra. A Ciência Aberta o contributo da Ciência da Informação Atas do VIII Encontro Ibérico EDICIC. Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20, 2017. v. 1. p. 713-722.

Araújo, Eliane P de O ; PAULA, Claudio Paixão Anastácio de . Subjective Dimensions in the Treatment of Information: Analysis of the Underlying Implications the Index and Information Retrieval. In: Second Annual International Conference on Library and Information Science, 2016, Atenas. Athens Institute for Education and Research - ATINER's Conference Paper Series LIB2015-1835. Atenas: Athens Institute for Education and Research, 2015. v. 1. p. 2-17.

Experiência de orientação

Orientações de pós-doutoramento:

Modelo conjuntivo de gestão do conhecimento: uma abordagem para a ação. Fábio Corrêa (previsão de conclusão maio de 2020)

Consolidação da hermenêutica simbólica em estudos sobre o fenômeno infocomunicacional. Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo (2018)

Orientações doutoramento:

Um modelo para o compartilhamento do conhecimento no processo de orientação de discentes de pós-graduação stricto sensu. Rosilene Moreira Coelho de Sá (previsão de conclusão março de 2020)

Conhece-te a ti mesmo: a percepção dos egressos sobre a imagem de um curso de graduação em biblioteconomia. Tatiana Pereira Queiroz (2019)

A produção do conhecimento como Cognição Distribuída: práticas informacionais no fazer científico. Janicy Pereira Rocha (2018)

Público escolar no Museu de Ciências Morfológicas da UFMG: uma investigação acerca dessa experiência informacional. Patrícia Carla Oliveira Carneiro (2018)

Comportamento Organizacional em Processos decisórios estratégicos: dimensão simbólica do uso da informação por gestores. Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo (2017)

Conhece-te a ti mesmo: percepção da imagem do curso de graduação em biblioteconomia de uma universidade pública brasileira pela voz de seus egressos. Tatiana Pereira Queiroz (2016)

Orientações mestrado:

Tomada de decisão organizacional e subjetividade: análise das dimensões simbólico-afetivas no uso da informação em processos decisórios. Eliane Pawlowski de Oliveira Araújo (2014)

O bom filho à casa sempre torna? Uma análise do perfil de egresso que, via informação, mantém-se vinculado à UFMG. Tatiana Pereira Queiroz (2014)

Outros

Peer Review:

Avaliador de trabalhos apresentados ao Grupo de Trabalho 4 (GT4): “Gestão da informação e do conhecimento” do ENANCIB – Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação desde 2012 até a presente data.

Avaliador de manuscritos submetidos à revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C) – ISSN: 2236-417X desde 2013 até a presente data.