Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
Património Cultural & Direitos Humanos
Património Cultural & Direitos Humanos é o nome da exposição que resulta de um projeto de doutoramento em Estudos Patrimoniais da Faculdade de Letras da Universidade Porto (FLUP).
Explorando a complexidade das relações entre Património Cultural e Direitos Humanos, a mostra reúne 14 fotografias captadas em diferentes países (Portugal, Alemanha, Brasil, Timor, Roménia, Marrocos), ao longo dos anos 2000, que revelam modos de vida, práticas, tradições e saberes.
Um dos casos em que o património valoriza materiais e técnicas tradicionais que ajudam a preservar os habitats e a combater as alterações climáticas é o exemplo dos Campos Gali, na Alemanha, onde se está a construir um mosteiro seguindo práticas do século IX.
Em suma, explorando pontos de contacto e de tensão entre Património e Direitos Humanos, a exposição convida a questionar direitos, liberdades e deveres associados ao usufruto do Património Cultural.
Inaugura dia 11 de março, pelas 17h00, na Casa Comum (à Reitoria) da U.Porto e poderá ser visitada até 6 de abril de 2023. Terá ainda uma versão online, a disponibilizar na a plataforma da Google Arts & Culture PT.
A inauguração será acompanhada de uma mesa redonda, durante a qual se irão debater problemáticas como sustentabilidade, desenvolvimento e legislação internacional.Vão estar presentes Elena-Maria Cautis (Doutoranda em Sustentabilidade Ambiental e Bem-Estar na UFerrara), Carlos Burgos Tartera (Mestre em Turismo Cultural pela UGirona), William Long (Mestre em Direito pela UOxford) e Miruna Gãman (Doutoranda no curso de Espaço, Imagem, Texto e Território na UBucareste)
Património Cultural & Direitos Humanos resulta de uma colaboração entre a FLUP (através do projeto de Doutoramento em Estudos Patrimoniais de Inês de Carvalho Costa, intitulado Património Cultural e Direitos Humanos: Experiências Ibero-Americanas (anos 2000), orientado por Maria Leonor Botelho (CITCEM-FLUP) e Rodrigo Christofoletti (UFJF, Brasil), o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, e a rede internacional HeritaGeeks. O projeto de doutoramento é financiado pela República Portuguesa, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2021.07318.BD) e pelo Fundo Social Europeu