EVENTOS
Eventos: Musas na Clausura
Cartaz

Local:

FLUP - Anfiteatro Nobre

Data início:

19/02/2025

Data fim:

19/02/2025

Horário:

Organização:

CITCEM e IF

Grupo de Investigação Associado

Sociabilidades e Práticas Religiosas

Tipo de Evento:

Colóquio

Musas na Clausura

No âmbito do Projeto MOISTER decorrerá o Colóquio Internacional e Interdisciplinar MUSAS NA CLAUSURA: Literatura, Música e Espiritualidade em Contexto Monástico Feminino na Idade Moderna.

A entrada é livre!

19 DE FEVEREIRO

Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Anfiteatro Nobre

09h30 – Abertura

10h00 – 11h30 | Sessão 1

María Martos Pérez (UNED/BIESES) – Mecanismos de enunciación en la poesía de sor Violante do Céu.
Clara Barros (U. Porto/CLUP) – Tradições textuais nos mosteiros femininos na Idade Moderna: o discurso da monja dominicana Soror Violante do Céu.
Antía Tacón (Univ. Santiago de Compostela) – “Venham todos os pastores / de Castela, e Portugal”: quatro vilancicos bilingues de Violante do Céu.
Ana Reis (CITCEM) – Redes de sociabilidade de Soror Violante do Céu, na poesia de Parnaso Lusitano.

11h30 – 11h45 | Pausa para café

11h45 – 12h45 | Sessão 2

Rogelio Ponce de Léon (U. Porto/CLUP) e Pedro Dono López (U. Minho/CEHUM) – Editando a Violante do Céu. Consideraciones al hilo de una propuesta editorial sobre poemas en castellano.
Verònica Zaragoza Gómez (Universitat de València/BIESES) – O cancioneiro poético de Sor Eufrasia Teixidor (1712-1767): uma voz poética feminina na interseção entre a expressão lírica e o discurso confessional.

13h00 – 14h15 | Almoço

14h30 – 15h45 | Sessão 3

Magna Ferreira (ESMAE/IPP) e Pedro Castro (ESML/IPL) – A música nos conventos femininos: contributo para o entendimento da práxis musical no quotidiano de Soror Violante do Céu.
Mercè Gras Casanova (Arxiu dels Carmelites Descalços de Catalunya i Balears ) – A prática musical nos mosteiros dominicos de Cataluña e Valência: formação, criação e difusão.
Inês de Sá (FBK-ISIG) – “Nasciendo muger, pareces Diosa”. O amor e a figura feminina no teatro de religiosas portuguesas da primeira metade do século XVIII.

15h45 – 16h00 | Pausa para café

16h00 – 17h30 | Sessão 4

Micaela Ramon (U. Minho/CEHUM) – “Com tanta erudição, com valor tanto”. Saber e virtude na poesia de Soror Violante do Céu.
Geise Teixeira (IPB/CITCEM) – “Murió para vivir eternamente”. Morte e Imortalidade na poesia fúnebre de Soror Violante do Céu.
Isabel Morujão (U. Porto/CITCEM) – O cancioneiro poético de Violante do Céu: texto e intertexto.

17h30 – Encerramento

 

Ingressar na reunião Zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93880681744?pwd=VzXTE8atnBq9xDhQETunHfa0YVZwMi.1

ID da reunião: 938 8068 1744

Senha: 288852

 

 


CURRICULUM VITAE DOS CONFERENCISTAS

 

 

SESSÃO 1

María Martos Pérez

María Martos Pérez é Professora Titular na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madrid. É investigadora em Literatura Espanhola da Idade Moderna, com foco na literatura dos séculos XVI e XVII e na recuperação de autores e obras. Integra a equipa de investigação do projeto BIESES desde 2011 e lidera o grupo como Investigadora Principal desde 2018. Foi investigadora visitante na Università degli Studi di Pavia, Brown University e El Colegio de México. Participa em redes científicas como AISO, GEMELA e Renaissance Society of America. Coedita a Revista de Escritoras Ibéricas e coordena o Seminário Permanente “Literatura e Mulheres” da UNED. Entre as suas publicações, destacam-se estudos sobre autoria feminina e sua expressão textual, como The poetic voice (2017) e La voz poética de María Gertrudis Hore (2022). Além da literatura feminina, investiga o Teatro do Século de Ouro e a sua receção na literatura contemporânea.

É investigadora do projeto MOISTER – Musas na clausura. A obra poética de Violante do Céu: espiritualidade, literatura e música no Mosteiro da Rosa de Lisboa, financiado pela FCT.

 

Clara Barros

Clara Barros é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), onde coordena, desde 2024, a linha de investigação em Linguística Histórica. Também é membro colaborador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA), integrando a linha temática “História da Língua Portuguesa e História da Consciência Linguística” desde 2008. Doutora em Linguística pela FLUP, as suas áreas de investigação incluem Pragmática Histórica, teoria das tradições discursivas e História da Língua Portuguesa. Publicou diversos artigos e capítulos sobre esses temas em revistas e coletâneas nacionais e internacionais.

É investigadora do projeto MOISTER – Musas na clausura. A obra poética de Violante do Céu: espiritualidade, literatura e música no Mosteiro da Rosa de Lisboa, financiado pela FCT.

 

Ana Reis

Ana Reis é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Português/Inglês, mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes – Literatura Portuguesa, com a dissertação Reino de Babilónia, de Soror Madalena da Glória: Textos e paratextos (reedição e leitura) e doutorada em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (FLUP), com a dissertação A literatura monástica feminina no circuito editorial: Paratextos e redes. Colaborou na edição de Memorial dos Milagres de Cristo, de Soror Maria de Mesquita Pimentel, na edição de Memorial da Paixão, da mesma autora (em revisão) e atualmente é investigadora do Projeto MOISTER – Musas na clausura. A obra poética de Violante do Céu: espiritualidade, literatura e música no Mosteiro da Rosa de Lisboa.

 

SESSÃO 2

 

Rogelio Ponce Leon

Rogelio Ponce de León Romeo é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona nas áreas de historiografia gramatical, didática do espanhol como língua estrangeira e tradução espanhol-português. É licenciado em Filologia Clássica pela Universidade Complutense de Madrid (1991) e doutor em Filologia na mesma Universidade (2001). É autor de mais de uma centena de estudos sobre historiografia linguística na Península Ibérica, história do ensino do espanhol em Portugal e do português em Espanha, didática do espanhol como língua estrangeira e pragmática contrastiva português-espanhol.

É vice-coordenador do projeto MOISTER.

 

Pedro Dono López

Pedro Dono López é professor auxiliar do Departamento de Estudos Românicos na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Anteriormente exerceu como docente de língua e cultura galegas no Centro de Estudos Galegos na mesma Universidade. Foi Diretor do Departamento de Estudos Românicos e desde o ano de 2018 dirige o Mestrado em Espanhol como Língua Segunda e Língua Estrangeira. Os seus interesses de investigação prendem-se com a ecdótica, a linguística histórica e a didática de LE/L2.

É investigador do projeto MOISTER.

 

Verònica Zaragoza

Verònica Zaragoza Gómez é investigadora do grupo BIESES (Bibliografía de Escritoras Españolas) da UNED. É professora na Universidade de Valência, onde leciona Teoria da Literatura e Estudos Culturais. É licenciada em Filologia Catalã pela Universidade de Valência e Doutora pela Universidade de Girona, com uma tese sobre poesia de autoria feminina na Idade Moderna, que lhe mereceu o prémio extraordinário de doutoramento.

Tem centrado a sua carreira de investigação na recuperação e estudo dos inéditos de autoria feminina, procedentes sobretudo de arquivos de conventos e mosteiros femininos. Além do resgate e análise de obras de autoras carmelitanas ou dominicanas, outras das suas linhas de Investigação são as contribuições das mulheres da célebre família papal dos Borja, a implicação das mulheres na esfera festiva barroca e nos certames poéticos urbanos entendidos como espaços e mecanismos de agência política e cultural por parte das mulheres participantes, ou a relação de algumas figuras religiosas com a inquisição por motivos de heterodoxia ou falsa santidade. Recentemente, acaba de publicar o livro Les dones Borja. Historias de poder e protagonismo oculto (2022) e o volume coletivo Encerradas. Mujer, escritura y reclusión (2022,) coeditado con Purificació Mascarell.

 

Antía Tacón

Antía Tacón é investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. Obteve o título de Doutora em Estudos da Literatura e da Cultura (2023, menção internacional cum laude) pela mesma Universidade, com a tese intitulada “Dramaturgas do séc. XVII: estudo das personagens da comédia nova”. Tem publicado diversos artigos e capítulos de livro sobre as escritoras da Idade Moderna. Atualmente, desenvolve o projeto “Literatura em castelhano nos conventos femininos portugueses (séculos XVII-XVIII): sociabilidade literária e interseções culturais ibéricas”, com financiamento da Xunta de Galicia (ED481B_032).

 

SESSÃO 3

 

Magna Ferreira

Magna Ferreira é docente no Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto) e no Conservatório de Música do Porto. É Licenciada em Canto pela ESMAE, Mestre em Educação Musical pela Universidade do Minho e Mestre em Advanced Vocal Ensemble Studies pela Schola Cantorum Basiliensis (Suíça). É Doutorada em Musicologia pela Faculdade de História da Universidade de Santiago de Compostela e investigadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Foi membro do Estúdio de Ópera da Casa da Música. Como solista, apresentou-se em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Polónia, México, Angola e Brasil.

Enquanto maestrina, integrou a equipa artística da Área da Comunidade em Guimarães Capital da Cultura, foi diretora do projeto “Vozes do Românico” e dirigiu a Orquestra Barroca da ESMAE em óperas de Haendel, Purcell e Monteverdi. Dirigiu diversos grupos corais e orquestrais e gravou a estreia de obras de compositores portugueses.

Colaborou com o Serviço Educativo da Casa da Música e trabalhou como formadora com o Teatro Nacional de S. João, o Centre Culturel de Rencontre Ambronay, a Universidade do Minho, a Universidade Lusófona, entre outros. Gravou para a Antena 2, RTP, Challenge Classics, Au Fil de l’air, entre outros.

Lecionou masterclasses de Canto (Música Antiga) e de música vocal de conjunto em Angola, Brasil, Espanha, França e Itália. Atualmente, dedica-se à investigação do repertório conventual feminino português no Antigo Regime. Neste contexto, fundou e dirige o grupo de música antiga “Metáfora das Flores”. É investigadora do Projeto MOISTER, financiado pela FCT.

 

Mercè Gras Casanova

Historiadora da Idade Moderna, é especialista em arquivos conventuais e, desde 1998, é arquivista do Arquivo dos carmelitas descalços de Catalunha e Baleares. Integrou diversos projetos de Investigação e publicou vários livros e mais de uma centena de artigos sobre a cultura conventual. Comissariou diversas exposições.

É responsável pela web castellinterior.com, um repositório de bibliografia, documentação e artigos relativos ao Carmelo descalço. Nos últimos anos, contribuiu com diversas aportações para a compreensão da literatura e da música nas festividades conventuais femininas. Está atualmente a completar um repertório de vilancicos e oratórios musicais femininos e, juntamente com Verònica Zaragoza, trabalha na edição de cancioneiros conventuais do Carmelo descalço feminino da Coroa de Aragão (sécs. XVII-XIX).

 

Inês de Sá

Inês de Sá é mestre em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Na sua dissertação, intitulada “«Del mundo preza, y del Amor Herida». O amor no teatro escrito por mulheres em Portugal (ca.1650-1750)”, debruçou-se sobre o mundo cultural e teatral nos mosteiros femininos e a relação das conceções de amor com a condição feminina durante a Época Moderna.

Atualmente, trabalha no Istituto Storico Italo-Germanico (FBK-ISIG), no projeto Holylab, que estuda a circulação de dinheiro e objetos na Custódia Franciscana de Jerusalém durante o período moderno.

 

SESSÃO 4

 

Micaela Ramon

Micaela Ramon é docente do DEPL-ELACH, Univ.do Minho, onde leciona Literatura Portuguesa e Português como Língua Estrangeira em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. É doutora em Literatura Portuguesa, investigadora integrada do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e investigadora colaboradora no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb). É diretora do Mestrado em Português Língua Não Materna e vogal da direção do BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho, com o pelouro do Português Língua Estrangeira (PLE). É autora de livros, capítulos e artigos em revistas e atas de encontros científicos, nacionais e internacionais, sobre temas ligados às áreas que investiga e leciona.

É investigadora do Projeto MOISTER, financiado pela FCT.

 

Geise Teixeira

Geise Teixeira é doutora em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, é professora adjunta convidada de Literatura e Cultura na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e investigadora integrada do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM). Exerceu funções como professora visitante na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e integrou, como investigadora contratada, a equipa do projeto MOISTER – “Musas na Clausura: a obra poética de Violante do Céu: Literatura, música e espiritualidade no Mosteiro da Rosa de Lisboa”, financiado pela FCT. Os seus principais interesses científicos centram-se na literatura portuguesa dos séculos XVI-XVIII, especificamente na literatura conventual feminina.

 

Fr. António de S. José d’Almeida

O Pe. Fr. António de S. José d’Almeida é doutor em História da Arte pela Universidade do Porto, sendo especialista em Iconografia Cristã. Professo da Ordem dos Pregadores, é atualmente membro do Convento de Cristo Rei, no Porto. Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História, é autor de múltiplas publicações, das quais se destacam alguns artigos sobre Mosteiros femininos da Ordem dos Pregadores em Portugal.

 

Isabel Morujão

Isabel Morujão é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sua Alma Mater, onde se doutorou em 2005 em Literatura Portuguesa, com a tese Por trás da grade. Poesia Monástica Feminina em Portugal – sécs. XVI-XVIII , editada pela Imprensa Nacional- Casa da Moeda.

A sua área preferencial de investigação é a literatura feminina dos sécs XVI-XVIII, nas suas várias tipologias e manifestações. Interessa-se ainda pela espiritualidade feminina (mística e ascética) da Idade Moderna e pela História do Teatro Português entre os séculos XVI a XVIII. Autora de mais de uma centena de publicações, tem desenvolvido e incentivado trabalhos de edição de manuscritos e reedição de livros dos séculos XVII e XVIII, no âmbito de um interesse mais vasto pela história do livro e da leitura em Portugal na Época Moderna.

Atualmente, é Coordenadora do PROJETO MOISTER – “Musas na Clausura: a obra poética de Violante do Céu: Literatura, música e espiritualidade no Mosteiro da Rosa de Lisboa”, financiado pela FCT.

 

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