O ABM, que se realizou pela primeira vez em 2011 em Salvador, consolidou-se como um fórum de excelência para a apresentação e discussão de estudos sobre a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Museologia, reunindo especialistas do Brasil, Portugal e outros países.
A sua origem remonta ao pós-doutoramento da Professora Titular Dra. Zeny Duarte de Miranda (UFBA), com apoio da FCT (Portugal), CAPES e FAPESB (Brasil), em colaboração com os Professores Catedráticos Dr. Armando Malheiro da Silva e Dra. Fernanda Ribeiro da Universidade do Porto.
Motivado pelo Ano de Portugal no Brasil (2011), o ABM nasceu com o propósito de fortalecer o intercâmbio entre profissionais lusófonos das áreas de arquivos, bibliotecas e museus.
Em 2022, o II ABM, realizado na cidade do Porto, celebrou o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, reunindo participantes do Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Portugal e Uruguai, sob o tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus: do sincretismo à integração”. Este evento resultou na publicação de três livros e numa edição especial da revista Fontes Documentais.
Agora, o ABM regressa a Salvador com o tema “Empreendedorismo e Soluções de Futuro”, propondo reforçar o intercâmbio académico, científico, tecnológico e de inovação entre instituições de ensino superior, grupos de investigação e centros culturais, com destaque para realidades de países lusófonos e ibero-americanos.
Além da parceria com a Universidade do Porto, esta edição celebra a formalização do convénio com a Universidad Carlos III de Madrid, ampliando a rede de cooperação internacional.
O III ABM promove a internacionalização da produção científica, o avanço das Humanidades e a ligação entre o conhecimento académico e as demandas da sociedade, numa perspectiva de cidadania crítica e participativa, incentivando também a popularização da ciência.
O evento visa fortalecer o uso social da informação, da memória e do património cultural, aproximando ciência e cultura do quotidiano, e ampliando o impacto das Humanidades na transformação social.
Com a participação de representantes de instituições do Brasil, Portugal, Espanha, Suíça, Peru, Chile, Cuba, México, entre outros, o ABM consolida-se como espaço de reflexão sobre os desafios contemporâneos da formação académica, da atuação profissional e da preservação do património.
Alinhado com os objetivos da multidisciplinaridade, da ciência aberta e da internacionalização, o III ABM promove a excelência académica e fomenta redes de colaboração duradouras.
A realização do evento conta com o apoio dos grupos de pesquisa G-ACERVOS, LAPCI, LTI, GREC e CITCEM, e das instituições UFBA, U.PORTO, UC3M, CAPES, CNPq e FCT.