Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
Histórias contestadas
Encontro do grupo “Educação e desafios Societais” aberto a todos
No próximo dia 29 de novembro, às 17h00, teremos connosco a Paula O’Donohoe que fará uma apresentação que tem por título
“Histórias contestadas, agência juvenil e ensino da História – Experiências e desafios do ensino e da aprendizagem do passado na Europa”
A Paula é Gestora de Projectos e Coordenadora de Investigação na EuroClio, onde também dirige a Iniciativa Histórias Contestadas. Tem uma licenciatura em Antropologia Social e Cultural, um mestrado Erasmus Mundus em Estudos Europeus e um doutoramento em Sociologia e Antropologia. Como gestora de projetos, a Paula está principalmente envolvida em projetos com uma abordagem transgeracional, com ênfase no envolvimento dos jovens e na sua agência durante o percurso de aprendizagem, e em que lidam com histórias contestadas e contextos pós-conflito. Como coordenadora de investigação, coordena os esforços de investigação transnacionais que visam compreender as necessidades e os desafios dos educadores de história em toda a Europa. Os seus interesses de investigação incluem a transmissão transgeracional de narrativas memoriais em sociedades pós-conflito, o ativismo da memória e passados contestados.
Fica aqui também um sumário da apresentação para vos aguçar a curiosidade:
Histórias contestadas, agência juvenil e ensino da História – Experiências e desafios do ensino e da aprendizagem do passado na Europa
O aumento de narrativas polarizadoras, notícias falsas e desinformação alimentam a distorção histórica e as visões extremistas têm desafiado as instituições de ensino em todo o mundo sobre o que e como ensinar sobre o passado recente. Além disso, os currículos escolares tendem a construir uma narrativa padrão sobre a nação que reforça a nacionalidade e os sentimentos de pertença.
Neste contexto, os educadores podem muitas vezes sentir-se intimidados ou desafiados a ensinar sobre momentos difíceis da história nacional, uma vez que a história e a educação cívica são temas que podem ter um impacto direto, poderoso e emotivo no sentido de identidade e de pertença de um aluno na sua comunidade. Dada a natureza sensível e apaixonada destes temas, existe uma necessidade premente de desenvolvimento profissional e de ferramentas inovadoras que ajudem os educadores a abordar estes temas nos seus contextos locais.
Durante esta apresentação, a Paula partilhará algumas das estratégias e materiais desenvolvidos num contexto europeu, mergulhando nas experiências do EuroClio e do Contested Histories.
A sessão será aberta e seria ótimo que também ajudassem na divulgação (vai em anexo o banner).
LINK para 29 de novembro:
Entrar Zoom Reunião
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96998903417?pwd=k40pGCC0CFlbyzVUaQNKJ7D31qaUe4.1
ID da reunião: 969 9890 3417
Senha: 991696