EVENTOS
Eventos: ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES DA CPLP SOBRE ÁFRICA
cplp

Local:

União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa / ISEG, Lisboa

Data início:

08/07/2021

Data fim:

09/07/2021

Horário:

Organização:

Grupo de Investigação Associado

Informação, Comunicação e Cultura Digital
Educação e Desafios Societais
Representações Locais e Globais
Populações e Saúde
Sociabilidades e Práticas Religiosas
Património Material e Imaterial
Territórios e Paisagens
Valores de Transação/ Valores em Transição

Tipo de Evento:

Apresentação de publicação

ENCONTRO DE JOVENS INVESTIGADORES DA CPLP SOBRE ÁFRICA

O debate de ideias e a divulgação científica são o cerne de uma comunidade viva e em permanente transformação. Tendo esta premissa como ponto de partida, a Comissão Organizadora, com o apoio do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento e a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, juntam-se para criar um fórum de debate único no espaço da Lusofonia.

Nasce assim o Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África, um espaço para promoção de jovens académicos e académicas de Língua Portuguesa, na área da investigação científica sobre Estudos Africanos. Fomentando o debate científico dos cidadãos e das cidadãs da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, no reforço de um pensamento crítico relativamente ao continente africano.

Projetado para celebrar, no presente ano de 2021, o Dia Internacional de África, efeméride que se comemora a 25 de maio. Esta data assinala a fundação da Organização de Unidade Africana, em 25 de maio de 1963. No entanto, as atuais condições sanitárias decorrentes da pandemia de covid19 não permitem a sua realização na data prevista.

Posto isto, procurando fomentar o interesse e a participação, entendeu a organização promover um colóquio híbrido a 8 e 9 de julho de 2021, antecipando as celebrações do 25.º aniversário da CPLP (17 de julho, 1996).

Neste contexto, propõe-se elencar um conjunto de conversas com especialistas das mais diversas áreas e convidar um grupo de jovens investigadores(as) para assinalar o encontro, celebrando assim a diversidade e o conhecimento sobre África.

Facebook
Twitter
LinkedIn