
Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
Educação, Arqueologia e Democracia
O workshop, intitulado Educação, Arqueologia e Democracia, terá lugar dia 7 de março na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito do projeto 50Layers.
O projeto está sediado na UNIARQ, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Contudo, junto da FCT, a IR do projeto, Doutora Cristina Gameiro, fez já um pedido formal para a Faculdade de Letras da Universidade do Porto constar oficialmente como instituição de colaboração, já que entre os membros da equipa se encontram investigadores do CITECEM /FLUP e algumas das atividades previstas serão realizadas na FLUP.
Mais informação sobre este projeto pode ser encontrada aqui:
https://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/i-d/projectos-de-investigacao#financiamento-nacional-3.
Ou nas redes sociais:
https://www.instagram.com/50layers1974/
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571454703384
Neste workshop pretendemos discutir a formação de arqueólogos, em Portugal, no contexto dos desafios profissionais e sociais do mundo contemporâneo e indagar a sua importância na consolidação de ideais democráticos. Neste sentido, serão abordadas, entre outras, as seguintes questões: Quais são os conhecimentos e as competências que a arqueologia precisa desenvolver para explorar as distintas (im)possibilidades do atual mercado de trabalho? Como podem os arqueólogos defender a singularidade do seu trabalho e demonstrar a sua relevância em face da diversidade das dinâmicas socioeconómicas do mundo? Como pode a formação em arqueologia contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática? De que modo o conhecimento arqueológico pode ser relevante no estabelecimento de práticas mais justas e inclusivas?
Foram endereçados convites a vários arqueólogos portugueses e estamos neste momento a aguardar confirmação. O workshop será moderado pela Professora Maria de Jesus Sanches e pelo Professor Carlos Fabião (FLUL) e a sessão será aberta pelo Professor Mário Barroca.