EVENTOS
Eventos: Congresso Internacional “As Congregações Católicas e a Reforma da Igreja (sécs. XVII-XIX)”
2025_AS CONGREGAÇÕES CATÓLICAS_RIBEIRO_cartaz_ING copiar

Local:

Sala de Reuniões 1

Data início:

11/11/2025

Data fim:

11/11/2025

Horário:

Organização:

CITCEM

Grupo de Investigação Associado

Sociabilidades e Práticas Religiosas

Tipo de Evento:

Congresso

Congresso Internacional "As Congregações Católicas e a Reforma da Igreja (sécs. XVII-XIX)"

Congresso Internacional

As Congregações Católicas e a Reforma da Igreja (sécs. XVII-XIX)

Nos 400 Anos da Fundação da Congregação da Missão

Datas: 11 de Novembro 2025 – Sala de Reuniões 1

 

A fundação da Congregação da Missão ocorreu em 1625, em França, durante a chamada Reforma Católica. As dinâmicas de catequização e o reforço dos ensinamentos da fé, particularmente ao “pobre povo do campo”, promoveu o crescimento desta instituição não apenas em França, como também em vários outros territórios europeus. Pouco anos depois, a criação das conferências da Caridade abriu um novo ramo na família vicentina, com a fundação das Filhas da Caridade, em 1633.

A multiplicação de casas vicentinas ocorreu por toda a Europa, chegando a Itália em 1642, à Irlanda e Escócia em 1647, à Polónia em 1651 e finalmente a Portugal em 1717. Em Portugal, o liberalismo do séc. XIX teve um impacto na vida da Congregação, com a sua supressão. No entanto, a sua reimplantação, em 1857, irá promover novos caminhos na dinâmica assistencial aos mais necessitados, promovendo as “missões populares”, a abertura de colégios e a formação ao clero diocesano.

A celebração dos 400 anos da fundação da Congregação da Missão serve-nos de mote para compreender o papel que não só esta como outras congregações tiveram no mundo católico. Embora tenha sido no século XIX que o movimento congreganista conheceu a sua maior expansão, ao longo da Época Moderna movimentos como os Espiritanos, Marianos, Oratorianos, Passionistas ou Teatinos (além dos Jesuítas) tiveram um papel marcante no campo das práticas e ideias religiosas, bem como na formação quer do clero quer dos crentes ou na difusão de modelos de comportamento cristão e de educação católica.

Deste modo, este colóquio almeja ser um espaço de debate e de reflexão sobre a importância destas congregações e o seu lastro na moldura religiosa, espiritual, social e pedagógica de espaços europeus e extraeuropeus, no período compreendido entre os séculos XVII e XIX.

 

Comissão Organizadora:

Carlos Ferreira (Estudante Doutoramento em História, FLUP)

Hugo Ribeiro da Silva (CITCEM/FLUP)

Luís Carlos Amaral (CITCEM/FLUP)

Paula Almeida Mendes (CITCEM/FLUP)

 

Línguas oficiais

Português, Espanhol, Inglês

 

PROGRAMA:

11 Novembro 2025

FLUP, Sala de Reuniões

 

Programa

 

8h45 – Abertura

 

Painel 1 – As Congregações Religiosas no Portugal Moderno

Moderação: Carlos Ferreira

9h00 João Novais Tavares, CITCEM/FLUP – Reforma do Mosteiro de Tibães na Casa-mãe da Congregação Beneditina

9h20 Magna Ferreira, CITCEM-FLUP & ESMAE-IPP –  Frei Francisco de S. Boaventura: a música e a pedagogia d’ “O Carmelita Calçado”

9h40 Francisco Maria Braguês Gomes Pereira, MHP-FLUP – “Idéa de hum Perfeito Paroco”: a figura do sacerdote na obra de D. Fr. Inácio de São Caetano (1718-1788)

10h Debate

10h20 Intervalo

 

Painel 2: As Congregações Religiosas e os projetos missionários europeus

Moderação: Paula Almeida Mendes

10h45 Ágatha Francesconi Gatti, CHAM (NOVA / FCSH) – Um debate espiritual matizado pela política. A jurisdição missionária na controvérsia em torno do padroado português (século XVII)

11h05 Leonor Pratas, (CCCM–FCT / FCSH–UNL–CHAM) – Tensões em Macau: Procuradores jesuítas entre ordens religiosas (sécs. XVII-XVIII)

11h25 José Pedro Machado, FCSH-UNL – “Bem se deixa ver nelles a falta que tem de pastor”: Missionação Jesuíta em Bengala no Alvorecer de Seiscentos

11h45 – Debate

 

12h Orador convidado 1

Matthieu Lavergnée, Vincentian Studies Institute, Chicago: From Vincent de Paul to the Vincentian Family: What We Know and What We Still Need to Research

 

Almoço livre

 

Painel 3 – A Congregação da Missão em Portugal I

Moderação: Hugo Ribeiro da Silva

14h30 Paula Almeida Mendes (CITCEM-Universidade do Porto) – As Congregações Católicas em Portugal: um olhar a partir das «Vidas» dos seus membros (séculos XVII-XIX)

14h50 Carlos Ferreira, FLUP – A casa do Senhor do Bonfim e a chegada dos Padres da Missão ao Norte de Portugal

15h10 André Pequeno dos Santos, CITCEM/FLUP – A livraria da Casa da Cruz de Lisboa: o percurso de evolução e desenvolvimento de uma coleção de livros vista a partir de dois inventários

15h30 Debate e intervalo

 

16h Orador convidado 2

Gustavo de Souza Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia: Percursos da Congregação da Missão: Do Reino de Portugal à casa imperial no Brasil

 

 

Painel 4 – A Congregação da Missão em Portugal II

Moderação: Luís Carlos Amaral

 

16h30 – Luís Machado de Abreu, CLLC – Universidade de Aveiro – O Carisma Vicentino na Diocese de Bragança-Miranda

16h40 – Paulo de Assunção, FLUL– CEC – O Padre Sena Freitas e o seu projeto educacional católico

17h00 – Pedro Vilas Boas Tavares, CITCEM-FLUP – A Congregação da Missão e a administração do Colégio de Santa Quitéria (Felgueiras). Perplexidades e rupturas

17h30 – Debate e encerramento

 

CITCEM – GI de Sociabilidades e Práticas Religiosas

Para questões contacte: congrega.upconference@gmail.com

Facebook
Twitter
LinkedIn