EVENTOS
Eventos: A Cerâmica Castreja na Região do Porto
2024_CERPOR_SILVA_cartaz_v1

Local:

Reservatório > Museu do Porto

Data início:

22/11/2024

Data fim:

23/11/2024

Horário:

Organização:

CITCEM

Grupo de Investigação Associado

Património Material e Imaterial

Tipo de Evento:

Colóquio

A Cerâmica Castreja na Região do Porto

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES/POSTERS

A Cerâmica Castreja na Região do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Reservatório/Museu do Porto, 22-23 de novembro

Submissão de propostas: até 20 de outubro 2024

Assinalando os 50 anos da publicação de «Cerâmica Castreja», por C. A. Ferreira de Almeida na Revista de Guimarães, o colóquio A Cerâmica Castreja na Região do Porto pretende fazer um ponto de situação dos estudos recentes da cerâmica castreja na região do Porto, lançando novas pistas de investigação entre os estudiosos dedicados a este domínio.

Os trabalhos a propor para o Colóquio deverão ter como objeto a cerâmica castreja da região do Porto, proveniente de escavações arqueológicas inéditas ou publicadas, valorizando-se essencialmente os contextos e os aspetos técnicos, formais e decorativos, mas também os usos, funções e significados da louça própria dos povoados castrejos. Os trabalhos poderão ser apresentados em português, galego, castelhano, francês ou inglês.

As propostas de comunicação e poster deverão ser submetidas até 20 de outubro 2024. Os resultados da sua avaliação pela Comissão Científica serão comunicados aos proponentes até 31 de outubro.

Propostas e quaisquer pedidos de informação deverão ser dirigidos à Comissão Organizadora, pelo endereço eletrónico cerpor22.23@gmail.com

 

O evento é uma iniciativa do CERPOR – Mil Anos de Cerâmica na Cidade do Porto, um projeto de investigação colaborativo entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto desenvolvido no quadro do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço, Memória (unidade de I&D 4059 da FCT; https://doi.org/10.54499/UIDB/04059/2020) e financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto UIDB/04059/2020.

Facebook
Twitter
LinkedIn