EVENTOS
Eventos: OIC – SESSÃO 02 [13/11/2025] – «Discursos e Performatividades: O Perfi e o Percurso de Armando Luís de Carvalho Homem»
2025-2026_OIC_cartaz_S02_page-0001

Local:

FLUP, HUMANITIES LAB - Piso 0

Data início:

13/11/2025

Data fim:

13/11/2025

Horário:

14:30

Organização:

CITCEM

Grupo de Investigação Associado

Pessoas, Mercados e Políticas

Tipo de Evento:

OIC - SESSÃO 02 [13/11/2025] - «Discursos e Performatividades: O Perfi e o Percurso de Armando Luís de Carvalho Homem»

Discursos e Performatividades: O Perfi e o Percurso de Armando Luís de Carvalho Homem

Proponentes da sessão: Nuno Miguel Magarinho Bessa Moreira, CITCEM (Pessoas, Mercados e Políticas) Orcid 6519-DDF7-3594; Duarte Maria Monteiro de Babo Marinho, CITCEM (Pessoas, Mercados e Políticas) Ciência ID D617-841A-D773

Título/Tema geral da sessão: Discursos e performatividades: o perfil e o percurso de
Armando Luís de Carvalho Homem

Resumo da Sessão:

Os tempos atuais são de constante incerteza e instabilidade,
pautados por uma notória permeabilidade à eclosão de guerras e a um desrespeito pelo Direito Internacional. A Imprensa e as redes sociais nem sempre apresentam um contributo construtivo. As notícias manipuladas são uma realidade: confundem factos históricos com mera subjetividade (parafraseando Adam Schaff, a verdade subjectiva equivale à falsidade), refletindo-a através da difusão deliberada de notícias falsas — as tão faladas fake news.
Perante este contexto, os historiadores têm uma palavra a dizer. No entanto, não ésuficiente afirmá-lo como princípio programático. É essencial que se efective essa intenção. A sociedade deve criar os mecanismos essenciais para que os historiadores possam refletir livre e adequadamente sobre a realidade. Caso contrário, estaremos a desvalorizar o papel e a sua importância, deixando-os à mercê das pressões e das constantes amarras dos acontecimentos.
Por outro lado, há sociedades cada vez mais inorgânicas que questionam o peso e a relevância do Estado. Será esta uma crítica às promessas, nem sempre concretizadas, da Modernidade? Certamente que sim. Assim sendo, é fundamental traçar um ponto de situação ponderado, circunscrito e alicerçado num exercício de memória histórico- historiográfica, para não deixar a memória coletiva cair no esquecimento. Existem várias formas de proceder a esse exercício de reflexão sobre a memória coletiva. Uma dessas formas é através do estudo dos percursos individuais.

O percurso historiográfico de Armando Luís Gomes de Carvalho Homem é um desses exemplos. Foi durante 46 anos docente de História Medieval da FL-UP, da qual se aposentou em 2014, na qualidade de Professor Catedrático. Ao longo desse percurso, a sua investigação produziu resultados significativos, que se materializaram em inúmeras publicações, tais como: O Desembargo Régio, Gama Barros, historiador das instituições administrativas, Diplomacia e burocracia nos finais da Idade Média: a propósito de Lourenço Anes Fogaça, chanceler-mor (1374-1395), A Idade Média nas Universidades Portuguesas (1911-1987): legislação, ensino, investigação, O traje dos lentes: memória para a História das vestes dos universitários portugueses (séculos XIX e XX), Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1919-1931 e 1962 e ss.), Dionisius et Alfonsus, dei gratia reges et communis utilitatis gratia legiferi, entre muitas outras.

As presentes OIC têm por objetivo reunir diversas personalidades com o objetivo de estudar as múltiplas facetas do itinerário historiográfico do Doutor Armando Luís de Carvalho Homem. Todos têm em comum o facto de terem sido seus alunos e/ou orientandos em diversas fases do seu percurso académico (licenciatura e sobretudo mestrado e doutoramento).
As abordagens não têm qualquer intento panegírico. Muito pelo contrário. Tratam- se de estudos fundamentados, articulados e sustentados em argumentos plurais em torno dos seguintes eixos temáticos: A História e a Historiografia medieval; As representações da Idade Media; A História da Historiografia, mormente da FL-UP e da UP; História da Historiografia e a História e Historiografia do Direito

Nome dos intervenientes e respetivos títulos das comunicações:
Judite Gonçalves de Freitas, (ORCID 0000-0003-4516-9988) – [a aguardar]
Eurico José Gomes Dias, IUM-ISCPSI (ORCID 0000-0002-2989-4912) –
Representações, reflexões e construções prosopográficas na escrita
historiográfica de A. L. de Carvalho Homem
Francisco Miguel Araújo, CITCEM (Ciência ID A713-4566-F1D3) – Armando Luís de
Carvalho Homem e a historiografia da Universidade em Portugal
Nuno Bessa Moreira e Duarte de Babo Marinho – Relação entre a História da
Historiografia e a História e a Historiografia do Direito na obra de Armando Luís de
Carvalho Homem

Moderadores-comentadores da sessão:
Proposto pelo proponente:
Maciel Morais Santos [a aguardar confirmação]
Nomeado pela Comissão Executiva CITCEM:
António Pais de Matos dos Reis, membro da Classe de Letras – Academia das
Ciências de Lisboa)

 

https://oficinascitcem.wixsite.com/oiccitcem/oficinas-2025-26

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn