
Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
Curadoria Lenta - Pontes e Fronteiras Sensoriais: o Vídeo-Ensaio como Resistência ao Tempo (INSCRIÇÃO)
Curadoria Lenta – Pontes e Fronteiras Sensoriais: o Vídeo-Ensaio como Resistência ao Tempo (INSCRIÇÃO)
05 e 06 Junho 2025
Mediadora
Ángela Barrera García
Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada (España)
Coordenação
D. Alice Semedo
CITCEM – FLUP, Universidade do Porto (Portugal)
No âmbito dos eventos de Curadoria Lenta, este workshop propõe uma travessia entre o corpo, o território e a memória, explorando as pontes — físicas, simbólicas e sensoriais — que nos conectam ou separam no quotidiano. EA partir da observação ativa do espaço envolvente ao Museu do Carro Eléctrico, e tendo como referência a construção da nova Ponte Ferreirinha, propomos um exercício de escuta e criação coletiva que utiliza o vídeo-ensaio como ferramenta de resistência ao tempo. Tendo em conta o ponto privilegiado em que se encontra, frente ao Douro, a atividade toma esta posição física e simbólica como referência para explorar a relação do corpo físico e emocional através da metáfora da ponte.
O vídeo-ensaio, pela sua natureza híbrida entre o documental, o poético e o sensorial, permite captar a complexidade das experiências individuais e coletivas num determinado território. Neste contexto, é também um meio de questionamento: Que paisagens nos atravessam? Que fronteiras sentimos no corpo? Que pontes decidimos não cruzar?
Ao convocar o corpo e as emoções como centro do processo criativo, procuramos abrir um espaço de reflexão crítica e sensível sobre o património, a mobilidade, a pertença e a construção de identidade. Através do olhar dos participantes, pretendemos construir uma narrativa audiovisual plural, capaz de resistir ao apagamento e ao esquecimento, e de afirmar outras formas de habitar o tempo e o espaço.
Vagas: 15
05/06/2025
10:00 – 17:00
Museo do Carro Eléctrico
Alameda de Basílio Teles 51, 4050-127 Porto
06/06/2025
10:00 – 13:00
FLUP, sala 302
14:00 – 17:00
FLUP, sala 304
Via Panorâmica, 4150-564 Porto
Inscrevam-se e venham explorar connosco!
Formulário de inscrição(gratuita): https://forms.gle/1c8CPA5fmWZtWakz6