Disponíveis exposições virtuais que celebram os 500 anos da Rua das Flores
No passado dia 28 de abril de 2022, o CITCEM e a Santa Casa da Misericórdia do Porto apresentaram três Exposições Virtuais, dedicadas aos 500 anos da Rua das Flores, e que agora estão disponíveis ao público através dos seguintes links:
Rua das Flores I. Usos
https://artsandculture.google.com/story/kAXxQgsEHv5Ywg
Rua das Flores II. Materiais e Formas
https://artsandculture.google.com/story/LQXBrQF-fLrFFA
Rua das Flores III. Significados
https://artsandculture.google.com/story/ywVx_jikL5ePkg
As narrativas das três exposições são complementares entre si. Resultantes de um trabalho de curadoria assente em material visual que, na sua maioria, foi produzido para o efeito, as três exposições virtuais ensaiam uma leitura polissémica da Rua das Flores. A partir da contemporaneidade, o visitante é convidado a olhar a Rua ao detalhe – online ou offline -, através da desconstrução de camadas temporais.
Em “Rua das Flores I. Usos” a atenção foca-se na Rua enquanto “Criação”, espaço de diferentes “Usos” e “Mutações”. A “Rua das Flores II. Materiais e Formas” mostra como o arruamento se fez e se transforma continuamente a partir de “Materiais. Formas. Texturas. Cores”. Por fim, na “Rua das Flores III. Significados” são visíveis outras camadas históricas que marcaram esta tão determinante artéria da malha urbana do Centro Histórico do Porto. Expõem-se aqui, portanto, “Significados. Experiências. Sentidos”.
Coordenadas pelas Professoras Ana Cristina Sousa (CITCEM/FLUP e DCTP/FLUP) e Maria Leonor Botelho (CITCEM/FLUP e DCTP/FLUP), os conteúdos das exposições foram desenvolvidos por um grupo de estudantes do Doutoramento em Estudos de Património, especialização em História da Arte, da FLUP, tendo a produção das mesmas contado com o apoio do CITCEM e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.