NOTÍCIAS
Call for Papers | VIII Jornada Internacional de História da Arquitetura | O Desenho na Arquitetura
JHA23 cartaz

Promovido por

Património Material e Imaterial

Call for Papers | VIII Jornada Internacional de História da Arquitetura | O Desenho na Arquitetura

Casas, teatros, igrejas, tribunais, fábricas, cemitérios, portos, estações ferroviárias, jardins, museus, ruas, praças, escolas, hospitais, são algumas das denominações de espaços construídos para responder aos desafios intemporais do Habitar. São espaços com funções diferenciadas que concretizam a tenacidade construtiva, inventiva e criativa de Habitar os territórios em articulação com o Tempo, a Cultura, o Sítio/lugar e a Natureza. No Tempo Longo, alguns desses objetos surpreenderam a função que desempenham pelo arrojo da ciência e da criatividade que foram praticados pelo seu autor e registaram-se como objetos singulares na História da Arquitetura, influenciando a prática projetual e o desenho arquitetónico das cidades que habitamos.

As formas e os programas das arquiteturas, resultam da materialização da “ideia”, que antes do espaço construído/edificado, foi representada pelo risco/projeto ou pela maquete. A descoberta da Perspetiva promoveu a representação tridimensional do espaço e da Arquitetura.

A partir do século XIX, os desenhos de plantas e alçados do edifício tornaram-se numa exigência processual para a aprovação da edificação.

No século XV León Batista Alberti considerava que o programa arquitetónico incluía a estrutura e a “ornamentação”. E no século seguinte Francisco de Holanda escreveu sobre o significado do desenho:

“O desenho, a que e outro nome se chamam debuxo, nele consiste e é a fonte e o corpo da pintura e da escultura e da arquitectura e de todo outro género de pintar e a raiz de todas as ciências”.

O Desenho da Arquitetura baliza-se no entendimento conceptual do objeto/espaço arquitetónico, enquanto ideia e materialização em contexto cultural.

Linhas Temáticas

  1. Desenhos, riscos, maquetes e projetos
  2. Autores, tratados e modelos
  3. Esboços e diários de arquitetos
  4. Iconografia da Arquitetura
  5. Desenho da Paisagem Urbana

Línguas oficiais

Português, espanhol, inglês e italiano.

 

Datas importantes

Até 2 de junho de 2023: submissão de propostas, através do endereço historiadaarquitetura.pt@gmail.com

  1. Indicação do respetivo eixo temático;
  2. Resumo (máximo de 1000 caracteres, com espaços incluídos);
  3. Até cinco palavras-chave;
  4. Nota biográfica (máximo de 500 caracteres, com espaços incluídos).

Até 7 de julho de 2023: notificação de aceitação.

Até 29 de setembro de 2023: inscrição de participantes (+ info:https://historiadaarquitetura.weebly.com)

Até 31 de outubro de 2023: submissão de textos integrais para publicação (máximo de 30.000 caracteres, com espaços incluídos).

 

Facebook
Twitter
LinkedIn