Sobre o CITCEM

História e Missão

 

Fundado em 2007, o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória é uma unidade de I&D (n. 4059) sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. (FCT) e reúne investigadores de unidades de investigação anteriores.

O CITCEM desenvolve investigação numa área das Ciências Humanas e Sociais, promovendo uma abordagem e sensibilização multidimensional. A cooperação com outras instituições é um forte pilar do plano estratégico do CITCEM, fortalecendo as redes de investigação num mundo científico sem fronteiras.

O CITCEM é a maior Unidade de I&D da FLUP com mais de 150 membros integrados, servindo de nexo dinâmico para estudantes de mestrado e doutoramento (60 bolseiros da FCT) e investigadores pós-doutorados inscritos em cursos da FLUP, associados a quatro departamentos.

 

PLANO ESTRATÉGICO DO CITCEM PARA 2025-29

O novo plano estratégico 2025-29, centrado no tema “Encontrar comunidades (multiespécies) e ampliar diálogos”, procura alargar o conceito de “comunidades” para além dos humanos e estabelecer diálogos científicos sociedade-natureza. Está alinhado com a Agenda 2030 da ONU e com as prioridades da Comissão Europeia, nomeadamente o pacto ecológico e a resiliência face às transições verde e digital, bem como com a consagração da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-30). 

Uma panóplia de subtópicos orienta os objetivos e projetos dos grupos, nomeadamente, comunidades e o desconstrução das essências nacionais; desigualdade e vulnerabilidade das comunidades (económica, social, cultural, de saúde, de género); ciclo de vida, seres humanos e grupos invisíveis (famílias, mais velhos, mais jovens, descontinuidade com os ancestrais, solidão); comunidades como locais de conhecimento (uma evolução abrangente da biodiversidade em coleções naturais de museus); comunidades online e (in)visibilidade; mobilizar comunidades de ativismo (por exemplo, artes visuais, artes literárias, artes cênicas, arquitetura) e setores criativos, operando nos campos cultural, artístico e educacional.

Para atingir os seus objetivos, sete grupos de pesquisa trabalham de forma transdisciplinar, interdisciplinar e colaborativa

PRIORIDADES E TERCEIRA MISSÃO DO CITCEM

Procurando organizar as atividades de forma sistemática, alinhadas com as rubricas de financiamento solicitadas, o CITCEM definiu seis prioridades

  • Internacionalização e colaboração internacional
  • Jovens Investigadores
  • Emprego científico / Integração na carreira de Investigação (FCT Tenure)
  • Formação Avançada
  • Projetos de pesquisa competitivos e projetos de investigação internos
  • Transferência de conhecimento – academia/sociedade/meio ambiente (divulgação, cursos, ciência cidadã, atividade editorial, bases de dados e plataformas digitais)

CÓDIGO DE ÉTICA

O CITCEM é signatário do “Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação” da ALLEA (Todas as Academias Europeias) e orienta-se pelo “Código de Ética e Conduta Académica da Universidade do Porto”. A colaboração do CITCEM com a Comissão de Ética da FLUP (CEFLUP), a Comissão de Ética da U.Porto (CEUP) e o Portal de Reclamações  para denunciar assédio e a fraude garantem que as atividades de investigação atendem aos mais altos padrões éticos.