
Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
Curadoria Lenta – A mala da memória: identidades em trânsito
WORKSHOP
16-04-2026
Curadoria Lenta – A mala da memória: identidades em trânsito
No âmbito dos encontros de Curadoria Lenta, Laboratório de ideias e do Observatório “Conversas Debaixo da Ponte”, propomos uma oficina de arte e memória para interpretar o património vivo do Vale de Massarelos, num momento de transformação urbana marcado pela construção da nova Ponte Ferreirinha.
Perante este processo, lançamos uma pergunta coletiva:
- Se o bairro é casa
e a ponte caminho,
que parte de nós
não pode ficar para trás?
A partir desta questão, vizinhos e outros participantes construiremos juntos “A Mala de Massarelos”, um baú simbólico que reunirá memórias, afetos e relatos do bairro. A mala funcionará como um arquivo emocional coletivo, onde a comunidade depositará os fragmentos da sua identidade que querem que permaneçam perante a mudança urbana.
Durante esta oficina pensante, identificaremos os patrimónios vivos do bairro, relacionando-os com histórias pessoais e criaremos cartografias, registos sonoros e narrativas partilhadas que farão parte deste arquivo vivo. Posteriormente, a mala viajará para Valladolid (Espanha), estabelecendo uma ponte simbólica entre o Porto e Valladolid e gerando um diálogo transnacional sobre memória, pertença e futuro partilhado.
Porto, Museu do Carro Eléctrico (Mini Nave) | 15h30-17h00
Mediação: Alejandra López Mera Facultad de Educación y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid, Espanha – OEPE (Investigadora visitante CITCEM – Universidade do Porto)
Coordenação e orientação científica: Alice Semedo (FLUP, CITCEM, Universidade do Porto) e Pablo de Castro (Facultad de Educación y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid, Espanha – OEPE)
Educação e Desafios Societais (Grupo de Investigação CITCEM)
A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória:
https://forms.gle/m5J58a32gJmQsyuv7
