Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
MIL ANOS DE CERÂMICA NA CIDADE DO PORTO
Estudos cromatográficos em materiais cerâmicos: as boas praticas arqueológicas
Workshop – Entrada livre
Quinta, 6 de junho ’24
17- 19 horas
Reservatório | Museu do Porto
A grande durabilidade e a presença quase constante dos materiais cerâmicos em contextos arqueológicos fizeram dos estudos cerâmicos uma das áreas mais promissoras entre os estudos arqueológicos.
A análise de resíduos orgânicos em recipientes cerâmicos por técnicas cromatográficas tem permitido a identificação de diversos produtos de origem animal e vegetal, como gorduras, óleos, resinas e ceras, revelando-se fundamental na recolha de informações sabre hábitos alimentares antigos, técnicas de preparação de alimentos ou redes de comércio. Contudo, é frequente encontrar-se os artefactos contaminados devido a sua manipulação inadequada, sendo necessário adotar protocolos específicos para a sua manipulação e armazenamento de forma a preservar a integridade dos mesmos e assegurar a relevância arqueológica dos resultados.
Neste workshop, será realizada uma introdução às técnicas cromatográficas, além de serem discutidas estratégias para manipulação, armazenamento e recolha de amostras de materiais cerâmicos, visando maximizar a qualidade das amostras destinadas ao estudo de resíduos orgânicos. Alem disso, serão apresentados estudos de case de diversos contextos arqueológicos, destacando-se a importância da colaboração interdisciplinar e a integração de múltiplas linhas de evidencia na análise de resíduos orgânicos.