Local:
Data início:
Data fim:
Horário:
Organização:
Grupo de Investigação Associado
Tipo de Evento:
Congresso Internacional "Portugal na (e no tempo da) Grande Guerra"
No ano de 2018 assinala-se o centenário do primeiro conflito armado à escala mundial que viria a alterar, de forma definitiva, a história cultural dos povos. A batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918, representa um marco emblemático da participação portuguesa na primeira Grande Guerra e marca social e culturalmente um Portugal recém-saído de uma alteração de regime, ainda a braços com a sua nova realidade política e a viver as primeiras incidências das aparições de Fátima e a pedrada no charco protagonizada pela geração de Orfeu. Cem anos depois ainda é pertinente perguntar: Que marcas culturais e sociais deixou a Grande Guerra em Portugal? Como foi vista e vivida a Grande Guerra (na Europa, mas também nas então colónias portuguesas africanas) em Portugal? Que receção fez o mundo da cultura, das artes e da imprensa ao tema da guerra? Qual a perceção da Grande Guerra nas localidades do interior do país? Como se projetou a Grande Guerra no futuro, militar, política e culturalmente?
Para responder a estas e outras questões, o Congresso visa atrair a participação de investigadores – áreas de estudos culturais, artes, religião, estudos militares, ciências da comunicação, história, entre outras – que lancem e propiciem uma visão multi e interdisciplinar sobre aspetos marcantes que permitam uma melhor compreensão dos efeitos resultantes, em termos socioculturais, da Grande Guerra (e desse tempo vivido) em Portugal, a partir de uma revisitação de áreas temáticas estruturantes, sem excluir uma eventual apreciação das visões que o futuro haveria de trazer sobre esse acontecimento.
São as memórias de Portugal na (e no tempo da) Grande Guerra que se pretende sejam abordadas neste evento a partir da mais variada documentação existente – imprensa escrita, publicidade, propaganda, diários, narrativas, poesia, manifestações artísticas, filmes, fotografias, etc. – contribuindo, desse modo, para uma melhor compreensão do país e para a valorização da memória enquanto elemento patrimonial estruturante da nossa identidade cultural.
Mais informação disponível em http://portugalnagrandeguerra.pt/