NOTÍCIAS
8.ª SESSÃO OIC 2023/24 «O valor do espaço arquitetónico na experiência dos espaços limiares no museu, do som e da música»
SESSÃO 08 [070324]

Promovido por

Educação e Desafios Societais
Sociabilidades e Práticas Religiosas
Valores de Transação/ Valores em Transição

8.ª SESSÃO OIC 2023/24 «O valor do espaço arquitetónico na experiência dos espaços limiares no museu, do som e da música»

07 de Março | 14h30 |  Auditório do CITCEM (FLUP)

 

Proponente da sessão: Louise Palma & Fabiana Dicuonzo

 

Título da Sessão:

O valor do espaço arquitetónico na experiência dos espaços limiares no museu, do som e da música

 

Resumo da Sessão:

Como podemos estabelecer ligações entre as práticas arquitetónicas, artísticas e musicais? Como é possível expandir as formas de aprendizagem a partir de diferentes espaços arquitetónicos? Como as arquiteturas influenciam as experiências das pessoas que ocupam esses espaços? Como o som preenche espaços? A partir destas questões, o objetivo desta sessão é explorar de que forma a arquitetura influencia nas experiências corporificadas das pessoas, tanto em espaços concebidos como públicos quanto privados, relacionando-se, assim, com os modos de aprender e interpretar os conteúdos por meio dos sentidos – para além da visão. O entendimento de que percebemos o mundo de maneira multimodal leva os espaços museológicos a expandirem recursos para chegar ao público, ampliando a capacidade de construção de significados e considerando o papel do corpo na produção de conhecimento, não só nos seus espaços expositivos, mas também nos chamados espaços liminares. Por outro lado, espaços residenciais dedicados à música se relacionam diretamente com as práticas arquitetónicas e com a linha tênue que separa o que é público e o que é privado. Neste sentido, as comunicações abordam os ambientes sonoros criados em exposições, em que o som preenche o espaço arquitetónico, oferecendo uma outra camada interpretativa; os espaços liminares dos museus e o seu potencial social; e as salas de música como espaços de fruição e prática artística situados entre o público e o privado.

 

Títulos das comunicações e nome dos interveniente:

Entre o público e o privado: salas de música em espaços residenciais nos distritos de Coimbra e de Viseu | Ana Ester Tavares

Museus como lugares de encontro: aprender a partir dos espaços educativos | Fabiana Dicuonzo

O “som ambiente” em museus: casos de mediação e interpretação significativa | Louise Palma

 

Programa

 

Moderadores-comentadores da sessão:

Marta Rocha

Alice Semedo

 

Entrada Livre!

Webpage OIC: : https://oficinascitcem.wixsite.com/oiccitcem

Facebook
Twitter
LinkedIn