Liliana Isabel Esteves Gomes

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Liliana Isabel Esteves Gomes

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Professor auxiliar convidado

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Email: liliana.gomes@fl.uc.pt

Grupos de investigação

DC - Cultura Digital

Grau académico

Instituição: Universidade da Corunha

Ano: 2017

Grau: Doutoramento

Classificação: Sobresaliente, por Unanimidade

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Período: 2006 - Present

Posição: Docente do Ensino Superior

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

Universidade da Corunha, Tese de doutoramento: “Gestão da informação, holística e sistémica, no campo da Ciência da Informação: estudo de aplicação para a construção do conhecimento na Universidade de Coimbra”. Orientadora: Viviana Fernández Marcial; Coorientadora: Maria Beatriz Marques. 

Atividade científica

Ciência da Informação; Gestão da Informação; Arquivística; Organização e representação da informação.

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Capítulo de livro:

GOMES, L. I. E.; MARQUES, M. B. (2017). A importância do estudo orgânico-funcional na investigação arquivística: o caso da Administração da Universidade de Coimbra. In Santos, E. C., Silva, A. K. A., & Carvalho, E. T. G. (Orgs.), Arquivologia: história, tipologias e práticas profissionais (pp. 129-170). Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Coleção Diálogos Arquivísticos).

Atas de conferências nacionais:

GOMES, L. I. E. (2017). A abordagem sistémica na gestão da informação na Universidade de Coimbra: potencialidades e desafios, presente e futuro. In Camponez, et al. (Eds.), IX Congresso SOPCOM: Comunicação e Transformações Sociais (Vol. 1, pp. 24-35). Coimbra: SOPCOM. ISBN 978-989-99840-0-4.

Atas de conferências internacionais:

MARQUES, M. B., & GOMES, L. I. E. (2014). A comunicação da produção científica em Ciência da Informação: um estudo das publicações em línguas ibéricas indexadas na WOS (Web of Science) e na Scopus. In Martins, M. de L., & Oliveira, M. (Eds.), Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: livro de atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana (Vol. 1, pp. 491-507). Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). ISBN: 978-989-8600-29-5.

Artigos científicos:

FERNÁNDEZ MARCIAL, V., GOMES, L. I. E., & MARQUES, M. B. (2015). Perspetiva teórica e metodológica em sistemas de informação complexos. Páginas a & b – Arquivos e Bibliotecas, 4, 3-21. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/995

GOMES, L. I. E., & RAMOS, J. (2014). Gestão, preservação e acesso à informação digital no Arquivo da Universidade de Coimbra. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, XXVII, 419-431. ISSN 2182-7974. Disponível em: http://iduc.uc.pt/index.php/boletimauc/article/view/1768

Experiência de orientação

2017-2018 Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação (FLUC) da licenciada Anabela Costa – “O arquivo de Marie-Louise Bastin: estudo científico e proposta de divulgação”). Orientação.

2017-2018 Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação (FLUC) da licenciada Mafalda Isabel Ferreira Magalhães – “A informação do Município de Amarante: proposta de modelo de gestão integrada e divulgação”. Orientação.

2017-2018 Dissertação de Mestrado em Património Cultural e Museologia (FLUC): ramo de Museologia, da licenciada Carolina Isabel Dias Machado Costa – “O diálogo existente entre as coleções do Museu Etnográfico e da Biblioteca de Ciências da Vida da FCTUC: uma proposta de divulgação e exposição”. Coorientação.

2016-2017 Dissertação de Mestrado em Património Cultural e Museologia (FLUC): ramo de Conservação e Reabilitação, da licenciada Carolina Isabel Dias Machado Costa - “Estudo da coleção de Livro Antigo da Biblioteca do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC: proposta de conservação” (Defesa realizada no dia 27/07/2017). Coorientação.

2015-2016 Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação (FLUC) da licenciada Cláudia Marisa dos Santos Paiva - “Da Biblioteca de Arte à Gestão Integrada da Informação: o caso do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra”. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/31861. Coorientação.