Diogo Emanuel Pacheco Teixeira

Investigador Integrado

Informação pessoal

Nome: Diogo Emanuel Pacheco Teixeira

Agregação: Investigador Integrado

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional:

Email: diogo.ep.teixeira@gmail.com

Grupos de investigação

TV - Valores de Transação/ Valores em Transição

Grau académico

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Ano: 2011

Grau: Mestrado em História da Arte Portuguesa

Classificação: 16 valores

Experiência científica/profissional atual e passada

Instituição: Agroturismo Quinta de Travancela

Período: Maio 2015 - Present

Posição: Técnico Superior de Turismo e Património

Instituição: Santa Casa da Misericórdia de Penafiel

Período: Dezembro 2013 - Dezembro 2014

Posição: Técnico Superior de História da Arte (Estagiário)

Instituição: Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Período: Julho 2010 - Julho 2010

Posição: Monitor associado da Universidade Júnior

Instituição: Paço dos Duques de Bragança

Período: Julho 2009 - Setembro 2009

Posição: Estagiário do Programa de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

“O abastecimento de água na cidade do Porto nos séculos XVII e XVIII: aquedutos, fontes e chafarizes". Porto: 2011. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em dezembro de 2011, orientada pelo Professor Doutor Manuel Joaquim Moreira da Rocha.

Atividade científica

Investigação no domínio científico da História da Arte, com o objetivo de estudar as Arquiteturas e Engenharias do património de fornecimento de água nos principais núcleos urbanos do Entre-Douro-e-Minho, na Época Moderna (séculos XVI-XIX).

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Dissertação de mestrado: "O abastecimento de água na cidade do Porto nos séculos XVII e XVIII: aquedutos, fontes e chafarizes". Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011.Disponível em < https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/573 >

Guia: "Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel". Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, 2014 [coautoria com Rita Pedras].

Artigo: "O Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel: um testemunho histórico-cultural". Jornal da Misericórdia, nº 28. Penafiel: Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, 31de outubro de 2014.

Artigo: "As Redes de Distribuição de Água à Cidade do Porto na Época Moderna: O Manancial de Paranhos". Revista InComunidade, nº9. Porto: 515 - Cooperativa Cultural, março de 2013. Disponívelem < http://www.incomunidade.com/v9/art.php?art=75 >.

Artigo: "Um breve apanhado de problemáticas de abastecimento de água à cidade do Porto na época moderna". Revista InComunidade, nº8. Porto: 515 - Cooperativa Cultural, fevereiro de 2013.Disponível em < http://www.incomunidade.com/v8/art.php?art=35 >.

Outros

Comunicação (Aula Aberta de 2 horas) intitulada «Equipamentos de fornecimento de água na cidade do Porto nos séculos XVII e XVIII: alguns exemplos de mananciais, fontes e chafarizes», na aula daunidade curricular de História da Arte da licenciatura em Gestão do Património, na Escola Superiorde Educação do Porto, no dia 14 de novembro de 2016.

Comunicação intitulada «Mitologia greco-romana», na aula da unidade curricular História da Arte: da Pré-História à Arte Medieval da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas, na Escola Superior de Educação do Porto, no dia 16 de abril de 2013.

Moderador de dois painéis de conferências nas 1.as Jornadas sobre "Museologia nas Misericórdias", que tiveram lugar na Igreja da Misericórdia de Penafiel e foram organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, no dia 13 de setembro de 2014.

Projeto: Criação, desenvolvimento, implementação e divulgação do projeto 1.as Jornadas sobre "Museologia nas Misericórdias", durante o estágio profissional desenvolvido no Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel (2013-2014).

Projeto: Criação, desenvolvimento, implementação e divulgação do projeto "Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel", durante o estágio profissional desenvolvido no Museu de Arte Sacra da SantaCasa da Misericórdia de Penafiel (2013-2014).

Participação com uma ilustração na exposição «Penafiel Contado por Azulejos», organizada por Andreia Pais da Cunha e Cláudia Queirós, promovida pela Câmara Municipal de Penafiel e que teve lugar na Biblioteca Municipal de Penafiel, entre os dias 6 e 30 de novembro de 2015.