Recursos
Recursos: Observatório das Indústrias Criativas em Portugal (ObCreI.pt)
Rede

O Observatório das Indústrias Criativas em Portugal (ObCreI.pt) constitui-se como uma plataforma infocomunicacional que proporciona o acesso a dados e à análise de informação e indicadores deste setor emergente à escala nacional. É um projeto experimental que pretende ser reconhecido como uma fonte de informação aberta, interativa e próxima dos agentes do setor e ao serviço das comunidades educativa, científica, cultural/criativa, económica e política.

Sabe-se que desde a década de 70 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO trabalha na configuração de indicadores culturais e criativos. Em 1979 a organização definiu um framework bidimensional estabelecido pelas categorias culturais e pelas dimensões funcionais do ciclo cultural: criação/produção; transmissão/disseminação, receção/consumo, preservação/registo e participação.

Daquele período em diante muitos estudos na área atualizaram ou criaram novas propostas de configuração de indicadores. Citam-se o Framework for Cultural Statistics (FCS), da UNESCO em 2009; o Indicator Framework on Culture and Democracy (IFCD), projeto solicitado pelos Ministros da Cultura europeus ao Council of Europe em 2015-2016; e o projeto The Cultural and Creative Cities Monitor da União Europeia em 2017.

Assim, na conjuntura de criação e disponibilização de indicadores culturais e criativos, o Obcrei.pt procura ser um dispositivo infocomunicacional de articulação entre a disponibilização de indicadores sobre a realidade cultural e criativa e os grupos-alvo de interesse na temática, tais como: estudantes, docentes e investigadores; organismos da Administração Pública; entidades e demais agentes ligados ao setor; público em geral.

O Obcrei.pt está a desenvolver uma estrutura interpretativa e de construção de indicadores culturais e criativos que resulta no esforço experimental de um dashboard.

Projetos Relacionados:
Grupo de Investigação:
Informação, Comunicação e Cultura Digital