«A Lepra em Portugal durante a Idade Média» entrevista a Ana Rita Rocha

Imagem: "Guérison de dix lépreux" (1886 - 1894) de James Tissot (pintura em domínio público e direitos de fotografia cedidos por Brooklyn Museum, 2008)

O que é a lepra, qual é a sua origem e que caraterísticas é que tem? Qual é a origem desta doença que, na década de 1980, ainda afetava mais de 5 milhões de pessoas todos os anos? De que forma era tratada e em que instituições? Qual foi o grande legado que o surto de lepra deixou na nossa sociedade?

Estas e outras questões são respondidas por Ana Rita Rocha (IEM, FCSH-NOVA), doutora em história pela Universidade de Coimbra e atual investigadora no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Ana Rita Rocha traz-nos o tema «A Lepra em Portugal durante a Idade Média», mais uma entrevista que integra a iniciativa «Pandemias e História na Era da Covid-19».

 

A entrevista poderá ser consultada através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=1a46VcslXis

Versão podcast: https://up.pt/casacomum/pandemias-e-historia-na-era-da-covid-19/8-ana-rita-rocha-a-lepra-em-portugal-durante-a-idade-media/


As restantes entrevistas desta iniciativa poderão ser encontradas no canal de Youtube do CITCEM.

Convidamos toda a comunidade científica a participar nesta iniciativa, sendo que os interessados devem contactar o CITCEM (citcem@letras.up.pt) ou enviar um e-mail para fmiranda@letras.up.pt.