Investigador
Elvira Azevedo Mea
user-placeholder

Elvira Azevedo Mea

Grupo de Investigação
Projetos
Nota Biográfica

Sócia de mérito da Academia Portuguesa da História, da World Union of Jewish Studies, da Confraria Internacional de Investigadores de Toledo, do Conselho Científico da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos, da Associação de Amizade Portugal-Israel, tem realizado conferências, organizado e participado em congressos e lecionado em várias universidades nacionais e estrangeiras, como Helsínquia, Nancy, Paris, Rennes, Londres, Santiago de Compostela, Sevilha, Nápoles, Udine, Jerusalém, Montreal, Nova York, Miami, Dakar, Salvador da Baía, S.Paulo, Córdoba (Argentina)etc..
Foi presidente do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (1999-2010), onde coordenou e realizou investigação interdisciplinar sobre África, organizou e lecionou o Mestrado e o Doutoramento em Estudos Africanos, que por duas vezes se realizou em Cabo Verde. histórica ligada
Com uma pesquisa histórica ligada sobretudo ao Judaísmo, Cristãos-Novos, Inquisição, Marranismo e História de África, no âmbito social, cultural e das mentalidades, é autora de dezenas de trabalhos publicados no país e no estrangeiro, entre os quais se destacam os livros:
“O Sefardismo na Cultura Portuguesa”, Paisagem, Porto, 1974.
“Sentenças da Inquisição de Coimbra em Metropolitanos de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1567- 1582)”, Arquivo Histórico Dominicano Português, Porto, 1982.
“A Inquisição de Coimbra no Século XVI. A Instituição, os Homens e a Sociedade”, Fundação Eng. António de Almeida, Porto, 1997.
2ª Edição Fac similada em 2021.
“BEN-ROSH. Arthur Carlos de Barros Basto, o Apóstolo dos Marranos,Edit. Afrontamento, Porto, 1997.
Prémio “Eça de Queiroz” de Ensaio Biográfico da Câmara Municipal de Lisboa, 1997.
“Amílcar Paulo, o Delfim do Capitão Barros Basto”, Evolua Edições, Porto, 2020.
“O Porto Judaico. Encruzilhada de Vidas nos Caminhos da História”, Evolua Edições, Porto, 2020.

Coordenadora e investigadora do Projeto de investigação FONTES E PESQUISA DAS HISTÓRIAS MISSIONÁRIAS EM ÁFRICA. ARQUIVOS E ACERVOS (SÉCULOS XVIII-XXI) que inclui a Universidade do Porto e outras europeias e seis universidades brasileiras.

Orienta dissertações de Doutoramento e Pós-Doutoramento de estudantes portugueses e estrangeiros, integrando também júris de teses de Doutoramento e outros graus de carreira de universidades portuguesas e estrangeiras.
Participa em comissões redatoriais e de revisão científica de revistas, em comissões científicas, etc.

Presidente da Direção da ONGD “AFRICA SOLIDARIEDADE” com uma atividade de ajuda ao Hospital do Songo (Moçambique), reestruturação duma roça em S. Tomé, para uso polivalente duma comunidade de cerca de 5000 pessoas (creche, ensino básico e secundário, lar diurno para idosos, atividades de tempos livres), acompanhamento e apoio a estudantes africanos no Ensino Superior em Portugal ou nos seus países.

Pertence ao Grupo de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona, assim como ao Conselho Científico da Revista da dita Universidade.
Pertence ao grupo de Consultores do Museu Judaico de Lisboa,