Investigador
Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira
user-placeholder

Cristiana de Sousa Pizarro Bravo Madureira

Grupo de Investigação
Projetos
Nota Biográfica

Licenciada em Educação (Universidade do Minho), mestre em Educação: Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Universidade do Minho) e é doutorada em Ciências da Educação (Universidade do Vigo, registo na Universidade do Minho).
Desde 2000 é docente no ensino superior, sendo, atualmente, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria.
De 2004 a 2013, foi membro da direção da Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste, tendo exercido os cargos de vogal e vice-presidente (2004 a 2007) e de diretora (2008 a 2013). Tem colaborado desde 2001 com a UTAD, como professora auxiliar convidada.
Internacionalizou a atividade docente em 2012, desenvolvendo funções docentes na Universidade Jean Piaget de Moçambique e mais tarde na Universidade Católica de Moçambique.
Possui experiência como Mediadora socio educativa no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, onde esteve 6 anos e coordenou o Gabinete de Mediação, bem como o projeto Parentalidade positiva e interculturalidade no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Coordenou a Rede de Escolas para a Educação Intercultural no Agrupamento de Escolas em apreço, no seguimento da sua participação como coautora na candidatura ao selo de Escola Intercultural, que conferiu ao Agrupamento a atribuição do selo de “Escola Intercultural”. Destaca-se ainda o seu trabalho no projeto “O poder da mediação entre pares” na categoria de formação cívica, que conferiu a distinção do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins como “Escola Amiga da Criança”.
Em dezembro de 2020, enquanto coordenadora do Gabinete de Mediação, foi agraciada com uma distinção do Município de Sintra com o reconhecimento do projeto de mediação positiva com sendo uma boa prática e um exemplo para os restantes agrupamentos de escolas de Portugal.
De 2019 a janeiro de 2022 colaborou com o Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, onde exerceu funções de coordenadora pedagógica e investigadora.
É investigadora integrada no Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Universidade do Porto.
Integra a direção da Intervenção – Associação para a promoção e divulgação cultural.
É revisora ad hoc de artigos em revistas científicas na sua área de formação e investigação.
Tem participado em diversos júris de licenciatura, mestrado e doutoramento a nível nacional e internacional e é autora de publicações nas áreas de investigação em EducaçãoSocial/Pedagogia Social, Mediação Socioeducativa, Interculturalidade, Parentalidade Positiva, Avaliação Pedagógica e Inclusão.