Fabiana Lopes da Cunha

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Fabiana Lopes da Cunha

Agregação: Colaborador

Grau académico: Pós-Doutoramento

Categoria profissional:

Instituição: UNESP (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)

Email: Fabiana.cunha@unesp.br

Sumário

Visiting Research Felow (2017), no Department of Spanish, Portuguese & Latin American Studies, na Faculty of Arts & Humanities no King’s College London sob supervisão do Camoes Professor David Treece. Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo(USP) onde também concluiu seu bacharelado e licenciatura em História. Atua como docente e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" desde 2003, onde coordena também um Centro de Documentação e Memória(CEDOM) com o objetivo de preservar a memória local e regional. Tem experiência na área de História com ênfase em História do Brasil , principalmente na área de História Cultural durante o período imperial e republicano até o fim do Estado Novo. Suas temáticas de interesse estão vinculadas à História Social da Cultura e História Atlântica, tais como: música popular brasileira, cultura popular (festas), museus, diáspora e patrimônio imaterial. 

Ciência ID: 

6014-1BA8-7D83

 

Grupos de investigação

ESC - Educação e Desafios Societais

Teses de Mestrado / Doutoramento / Pós-Doutoramento

2017 - 2017

Pós-Doutorado.
Kings College London, KCL, Inglaterra.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


2003 - 2008

Doutorado em História Social 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Caricaturas Carnavalescas: Carnaval e Humor no Rio de Janeiro sob a Ótica das Revistas Ilustradas Fon-Fon! e Careta (1908-1921), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Prof. Dra. Maria Inez Machado Borges Pinto.
Palavras-chave: carnaval; história do Brasil; humor, sátira,etc; revistas ilustradas; rio de janeiro.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.

1995 - 2000

Mestrado em História Social


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Da Marginalidade ao Estrelato: O Samba na Construção da Nacionalidade(1917-1945),Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Nicolau Sevcenko.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: música popular; urbanismo; cultura; Identidade Nacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Outro; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.

 

Atividade científica

História, Memória, Música e Identidade


Objetivo: Esta linha tem o objetivo de trabalhar com pesquisas relacionadas ao estudo da Música Popular dentro da História e tais pesquisas são de fundamental importância para compreendermos não apenas questões identitárias, internas ou externas, mas também sobre as particularidades de cada contexto e suas manifestações em determinados espaços, os conflitos e os diálogos existentes dentro das diferentes tessituras da sociedade..

2.

História Atlântica


Objetivo: Linha de pesquisa voltada para estudos sobre a escravidão, o tráfico de escravos e os processos construídos a partir da circulação pelo oceano Atlântico, história da África e das culturas afro-brasileiras..

3.

História, Documentação e Memória


Objetivo: O objetivo é articular as pesquisas individuais que vêm sendo feitas no âmbito do grupo de pesquisa, que versam sobre temas como: história sócio-cultural , patrimônio cultural material e imaterial e história regional, consolidando-as através da criação de bancos de dados e com a publicação de fontes e textos..

4.

Patrimônio Material e Imaterial


Objetivo: O objetivo desta linha é discutir a questão patrimonial no Brasil e sua relação com os referenciais teóricos que a subsidiam. Além disso, buscamos compreender e discutir as interações entre instituições culturais e as políticas de preservação no Brasil durante o século XIX e XX e seus desdobramentos com relação ao patrimônio cultural material e imaterial. Outro ponto a ressaltar é o estudo de manitestações do patrimônio imaterial, tais como as matrizes do samba carioca, o jongo, o samba do recôncavo baiano , danças e folguedos populares e ritos..

 

Projetos do CITCEM

Outros projetos

2021 - Atual

Carlinhos Pandeiro de Ouro: Uma Biografia

Descrição: O projeto Carlinhos Pandeiro de Ouro: uma biografia tem como proposta principal a produção de um livro com o intuito de narrar a história e memória de Carlinhos Pandeiro de Ouro e seu legado no samba assim como, sua atuação como difusor desse gênero musical da cultura brasileira em nosso país e no mundo, com passagens pela Suécia, Japão, Inglaterra, EUA entre outras localidades. Responsável também pela mudança na performance do pandeiro e em algumas modificações desse instrumento, ganhou vários prêmios por suas habilidades artísticas (dentro e fora do Brasil).Para isso, a equipe do projeto, que é multidisciplinar, fará uma ampla pesquisa através de entrevistas, na internet, em jornais, revistas, televisão e outros meios de divulgação sobre a história e memória desse grande músico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Fabiana Lopes da Cunha - Coordenador / Ulisses Correa Duarte - Integrante / Milena Santos Mayer - Integrante / Rafaela Sales Goulart - Integrante / Felipe Yera Barchi - Integrante / Anderson Francisco Ribeiro - Integrante / Carla Adriana Gentil - Integrante / Rosa Aparecida do Couto Silva - Integrante / Júlio Lemos Alencar - Integrante / Gustavo de Melo Pereira - Integrante / Cyro Zuzi - Integrante / Carolina Gonçalves Rodrigues - Integrante.

2020 - Atual

Samba de Bamba-UK

Descrição: A Associação Cultura e Educacional Samba de Bamba-UK tem sede em Londres. Tenho atuado como parceira do projeto desde o início. Este tem como objetivo difundir histórias, memórias e práticas vinculadas ao samba e ao carnaval. Tenho participado ativamente do grupo, fazendo lives, entrevistando grandes nomes de estudiosos e artistas vinculados à esse gênero musical. Para isso, também faço leituras , assisto a audiovisuais e faço reuniões com os convidados para que a entrevista tenha um conteúdo pautado em informações que são fundamentadas em pesquisa e vinculadas à vida ou obra que o entrevistado trata nesse diálogo. As lives são difundidas pelo instagram e também youtube do canal Samba de Bamba_UK..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fabiana Lopes da Cunha - Coordenador / Lyllian Bragança - Integrante / Odila Giunta - Integrante / Rodrigo Correa - Integrante / Bernard Nascimento - Integrante / Gladys Cavalcante - Integrante / Joelm

 

Publicações do CITCEM

Outras publicações

Artigos completos publicados em periódicos

BARCHI, F Y ; CUNHA, F. L. . Música Popular, Identidade Nacional e Patrimônio Cultural: perspectiva comparada do Tango, Fado e Samba. MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, v. 13, p. 203-218, 2020.

 

.

MAYER, M. S. ; CUNHA, F. L. . Museu Paranaense: História, Museologia e Sociedade. Resenha do livro: RODRIGUES, Ricardo Carvalho. Museu Paranaense: caminhos, contextos, ações museológicas e interações com a sociedade. Curitiba:SAMP, 2018. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 18, p. 455-459, 2020.

 


 CUNHA, F. L.. Os -Cordões- entre confettis, serpentinas e lança-perfumes: o carnaval do -Zé Povinho- e as diferentes formas de brincar e tentar regrar o carnaval carioca em fins do século XIX e início do XX - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.976. Dialogos (Maringa), v. 19, p. 565-591, 2015.

 

 

 

CARVALHO, L.D. ; CUNHA, F. L. . EM BUSCA DO 'TIPO EUGÊNICO NACIONAL': UMA DISCUSSÃO SOBRE COR E RAÇA NAS CARICATURAS DA REVISTA CARETA (1930-1934). Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 19, p. 214-234, 2015.

 

 

CUNHA, F. L.; CARVALHO, L.D. . RELATOS DE UM EXPLORADOR INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DA VIAGEM DE FRANCIS GALTON PELO SUDOESTE DA ÁFRICA (1850-1852). Saeculum (UFPB), v. 2, p. 319-337, 2015.

 

Livros publicados/organizados ou edições

 

CUNHA, F. L.; RABASSA, Jorge (Org.) . Festivals and Heritage in Latin America: Interdisciplinary Dialogues on Culture, Identity and Tourism. 1. ed. Suíça: Springer, 2021. v. 1. 412p .

 

 

 CUNHA, F. L.; SANTOS, Marcilene (Org.) ; RABASSA, Jorge (Org.) . Latin American Heritage Interdisciplinary Dialogues on Brazilian and Argentinian Case Studies. 1. ed. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2018. v. 1. 210p .

 

CUNHA, F. L.. Da Marginalidade ao Estrelato: o Samba na Construção da Nacionalidade(1917-1945). 1. ed. São Paulo: Editora AnnaBlume, 2004. v. 1. 262p .

Capítulos de livros publicados

 

CUNHA, F. L.. Atlantic Dialogues and Immaterial Heritage: The Party, Samba and Building a Community of Brazilians in London. In: CUNHA, F.L. and RABASSA, J.. (Org.). Festivals and Heritage in Latin America Interdisciplinary Dialogues on Culture, Identity and Tourism. 1ed.Cham: Springer Nature, 2021, v. 1, p. 3-28.

 

 

BARCHI, F Y ; CUNHA, F. L. . Fado, Samba, and the Interface Between National Identity, Cultural Heritage, and Tourism on Both Sides of the Atlantic. In: CUNHA, F.L. and RABASSA, J.. (Org.). Festivals and Heritage in Latin America Interdisciplinary Dialogues on Culture, Identity and Tourism. 1ed.Cham: Springer Nature, 2021, v. 1, p. 29-43.

 

 

SORRISO, I. ; GOULART, R.S. ; CUNHA, F. L. . Igor Sorriso: A Narrative About Experiences and Evolution of Life Through Carnival. In: CUNHA, F.L. and RABASSA, J.. (Org.). Festivals and Heritage in Latin America Interdisciplinary Dialogues on Culture, Identity and Tourism. 1ed.Cham: Springer Nature, 2021, v. 1, p. 78-81.

 

 

GOULART, R.S. ; CUNHA, F. L. . Religious Celebrations and Its Safeguard Public Policies in Brazil: Directions. In: CUNHA, F.L. and RABASSA, J.. (Org.). Festivals and Heritage in Latin America Interdisciplinary Dialogues on Culture, Identity and Tourism. 1ed.Cham: Springer Nature, 2021, v. 1, p. 83-98.

 

 

MAYER, M. S. ; CUNHA, F. L. . Tropas and Tropeiros in Southern Brazil: History, Memory and Heritage. In: CUNHA, F.L. and RABASSA, J.. (Org.). Festivals and Heritage in Latin America Interdisciplinary Dialogues on Culture, Identity and Tourism. 1ed.Cham: Springer Nature, 2021, v. 1, p. 201-213.

 

 

CUNHA, F. L.. BETWEEN TEMPLE YARDS AND HILLSIDES: RIO DE JANEIRO?S SAMBA, ITS SPACES, HUMOUR AND IDENTITY. In: TREECE, David. (Org.). Music Scenes and Migrations: Space and Transnationalism in Brazil, Portugal and the Atlantic. 1ed.Londres: Anthem Press, 2020, v. 1, p. 42-53.

 

 

CUNHA, F. L.. Entre Pandeiros, Tamborins, Ritos e Humor: Uma Discussão Entre o Local e o Global e o Patrimônio Intangível. In: Rosio Fernández Baca Salcedo, Samir Hernandes Tenório Gomes e Vladimir Benincasa. (Org.). Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo: Novos Contextos e Desafios. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2019, v. 5, p. 29-61.

 

 CUNHA, F. L.. Samba Locations: An Analysis on the Carioca Samba, Identities, and Intangible Heritage (Rio de Janeiro, Brazil). In: Lopes da Cunha, Fabiana, dos Santos;Marcile

 


CUNHA, F. L.
. Sonoridades carnavalescas e identidades: sons, ritmos e diferentes festas no Rio de Janeiro em fins do século XIX e início do século XX. In: Tânia Costa Garcia ; José Adriano Fenerick. (Org.). Música Popular: História, Memória e Identidades. 1ed.São Paulo: Alameda Editorial, 2015, v. 1, p. 220-245.

 

 

CUNHA, F. L.. Samba Carioca e Carnaval : sonoridades, identidade, urbes e imaterialidade. In: GARCIA, Tânia Costa e TOMAs, Leila. (Org.). Música e Política: Um olhar transdisciplinar. 1ed.São Paulo: Alameda Editorial, 2013, v. 1, p. 201-229.

 

Experiência de orientação

 

 

DOUTORADO ( Em andamento)

Lucas Jurado Taoni. Arquitetura da Utopia: O Legado Jobiniano(1954-1990). Início: 2021. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Orientador).

 

 

Diego Fernando R. Azorli. Olúbájẹ: a comunhão com o senhor da terra. Início: 2019. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Orientador).

 

 

Rafaela Sales Goulart. Folia de Reis na Região do Angra Doce. Início: 2018. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

 

Milena Santos Mayer. Cultura material, patrimônio e tropeirismo na Vila de Castro (1789-1853). Início: 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

DOUTORADO( concluído):

 

Felipe Yera Barchi. Boemundo Brasileiro: João Ribeiro, Cultura Cosmopolita, Identidade Nacional e Escrita da História Na Primeira República. 2019. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiana Lopes da Cunha.