Claudia Filipa Gaspar Garradas Domingues Soutinho

Colaborador

Informação pessoal

Nome: Claudia Filipa Gaspar Garradas Domingues Soutinho

Agregação: Colaborador

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Técnico superior

Instituição: FLUP, FBAUP

Email: claudiagarradas@gmail.com

Sumário

Ciência ID: B013-5342-60C5

Atualmente desenvolve investigação, no âmbito do Doutoramento em estudos do Património, especialização em Museologia na área dos museus marítimos e paisagens culturais marítimas, bem como de coleções de arte marítimas. Anteriormente desenvolveu projetos na área dos museus universitários e coleções de arte. Tem particular interesse por coleções de desenhos de mestres. 

 

“A Colecção de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto: Génese e História de uma Colecção Universitária”

Mestrado em Estudos Artísticos, especialização em Estudo Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Sob a orientação da Professora Doutora Lucia Almeida Matos, 2008

 

Publicações: 

Garradas, C. (2021, Abril, 19). Quarantine in Malta, a Print of the Lazaretto from the Mużew Nazzjonali tal-Arti. Retrieved from https://hmml.org/stories/series-medicine-quarantine-in-malta/

Garradas, C. (2020). Revisiting the Art Collections at Muza. Newsletter of the Malta Study Center, Spring 2020. [disponível em https://hmml.org/about/publications/]

Garradas, C. (2010). The use of the Art Collection of University of Porto in teaching and research. University and Museums Collections Journal, 3.

Garradas, C. (2005). A Gestão da Colecção de Escultura do Museu da FBAUP. Encontro de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Porto: FBAUP.

Garradas, C. (2004). Acerca das Colecções de Arte em Portugal. Brito, M., Cuñarro, J. (Coord). Museus do Eixo Atlântico/ Museos do Eixo Atlântico (pp. 77-90). Eixo Atlântico: Porto, Vigo, Bruxelas.

Garradas, C. (2009). Joaquim Lopes (1886-1956). Aluno e Professor na Escola de Belas Artes do Porto. In Fundação Museu do Douro (Ed.), Mestre Joaquim Lopes (pp.6-9). Peso da Régua: Fundação Museu do Douro.

Garradas, C. (2005). Soares dos Reis, aluno da Academia de Belas Artes. Apontamentos, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 3. 

 

Comunicações em Eventos Científicos:

(2021, April). Italian Drawings in the Cathedral Museum in Malta. Evento online organizado pelo Malta Study Center e pelo Medici Archive Project.

(2011). The Artistic Heritage of the University of Porto. University Museums and Collections, XI International Conference, Museu da Ciencia da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

(2011). A Coleção de Arte da Universidade do Porto.  XI Seminario de Historia da Arte da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

(2009). The Use of the Art Collection of the University of Porto in Teaching and Research. University Museums and Collections 2009, 9th International Conference, University of California, Berkeley, EUA.

(2008). 1997 a 2007, uma década em torno das questões de “Normalização” no Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Sessão Técnica em Sistemas de Informação sobre o Património Cultural, organizado pela Área Metropolitana do Porto, no Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, Portugal.

 

(2007). The Fine Arts Museum of the University of Porto: current concerns and strategies. International Annual Meeting of Universeum Network, organizado pelo Museu da Ciência e pelo Centro de História da Ciência da Universidade de Lisboa, no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

 

(2005). Terminologia no Museu da FBAUP, Utilizacao do In Arte, Sistemas do Futuro. Encontro de Utilizadores de Aplicações de Gestão do Património, organizado pela Sistemas do Futuro, no Museu de Pontevedra, Espanha.

 

(2004). A Gestão da Colecção de Escultura do Museu da FBAUP. Encontro de Escultura, organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

 

(2003). A Utilização do In Arte no Museu da FBAUP. Encontro de Utilizadores de Aplicações de Gestão do Património, organizado pela Sistemas do Futuro, no Museu da Farmácia em Lisboa, Lisboa, Portugal.

 

(2001). O Museu da FBAUP, uma realidade possível pela via da informática. Congresso – Museologia e Autarquias, sob o tema “Museologia e Novas Tecnologias, organizado pela Câmara Municipal de Santarém, Santarém, Portugal.

 

Grupos de investigação

ESC - Educação e Desafios Societais